Política externa

Bolsonaro diz que não irá à posse de Boric, eleito presidente do Chile

Ex-líder estudantil e mais jovem presidente do Chile, Gabriel Boric, 35 anos, da Frente Ampla, de esquerda, obteve quase 56% dos votos, 10 pontos percentuais a mais do que o adversário, o ultradireitista José Antônio Kast

Ingrid Soares
postado em 12/01/2022 13:26
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (12/1) que não comparecerá à posse do presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, da coalizão esquerdista Aprovo Dignidade. O evento está marcado para o dia 11 de março.

"Não vou entrar em detalhes, porque eu não sou de criar problemas com relações internacionais, o Brasil vai muito bem com o mundo todo. Você vê, quem é que vai na posse do novo presidente do Chile? Eu não irei. Vê quem vai", apontou em entrevista à Gazeta Brasil.

Bolsonaro foi o último presidente da América do Sul a enviar cumprimentos oficiais a Boric. Ex-líder estudantil e mais jovem presidente do Chile, Gabriel Boric, 35 anos, da Frente Ampla, de esquerda, obteve quase 56% dos votos, 10 pontos percentuais a mais do que o adversário, o ultradireitista José Antônio Kast.

Ele chega ao Palácio de La Moneda com a tarefa de estabilizar a economia chilena em um cenário de inflação galopante, reestruturar o quase falido sistema previdenciário e combater as desigualdades sociais, amplificadas pela pandemia da covid-19.

Em dezembro, no dia seguinte à vitória, Boric visitou o Palácio de La Moneda, onde se reuniu com o atual chefe de Estado, Sebastián Piñera (direita). O anfitrião prometeu que o novo ocupante da cadeira presidencial terá "total colaboração construtiva" do atual governo. Boric e Piñera mantiveram uma reunião privada por cerca de 30 minutos, na qual discutiram temas de Estado, assuntos internacionais e violações dos direitos humanos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação