Eleições

Advogado de Lula rebate Moro: "Juiz parcial não tem local de fala"

Cristiano Zanin afirma que ex-ministro sempre esteve errado ao "travar embate" com a defesa do ex-presidente

Raphael Felice
postado em 14/01/2022 18:58 / atualizado em 14/01/2022 19:02
 (crédito: PT/Divulgação)
(crédito: PT/Divulgação)

O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin, criticou o ex-juiz Sergio Moro por sua atuação na Operação Lava-Jato em resposta a ataques do pré-candidato à Presidência do Podemos ao grupo jurídico Prerrogativas nas redes sociais.

Zanin afirmou que “juiz suspeito não tem lugar de fala’’, uma referência à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em considerá-lo suspeito em decisões contra o ex-presidente em atuação na Lava Jato. A publicação de Zanin nas redes sociais foi compartilhada por Lula.

“O fato de Sérgio Moro acreditar, até hoje, que travou um embate com a defesa do Presidente Lula já denota que ele estava errado o tempo todo: em postura, em alçada e em noção de Direito. O STF já encerrou esse debate: juiz parcial não tem lugar de fala”, publicou.

A postagem é parte da repercussão gerada por ataques do presidenciável ao grupo jurídico Prerrogativas. Alguns integrantes do coletivo fizeram críticas a um projeto de reforma no Poder Judiciário idealizado por Moro. O ex-ministro da Justiça rebateu as críticas via Twitter.

“Leio na Folha que o líder do clube dos advogados pela impunidade (“o crime já aconteceu, o que adianta punir?”) é contra o meu projeto de reforma da Justiça. Pelo jeito, estamos mesmo fazendo a coisa certa já que os advogados de corruptos são contra”, tuitou. A mensagem era acompanhada por um vídeo em que o advogado Antonio Cláudio Mariz, que representa políticos tarimbados, como o ex-presidente Michel Temer, dizia a frase destacada em parênteses por Moro (“o crime já aconteceu, o que adianta punir?”).

Diante de toda a polêmica, o coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho chegou a desafiar Moro para um debate sobre a reforma. O ex-ministro da Justiça, no entanto, afirmou que só debaterá com Lula.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação