Eleições

Moro desafia Lula a debater "a qualquer hora, sobre o mensalão e o petrolão"

Ex-juiz usou as redes sociais para recusar convite do grupo de advogados Prerrogativas, alegando que só aceita debater com Lula, "o chefe de vocês"

Bernardo Lima*
postado em 14/01/2022 15:29 / atualizado em 14/01/2022 15:33
 (crédito: Evaristo Sa/AFP - Divulgação/PT)
(crédito: Evaristo Sa/AFP - Divulgação/PT)

O pré-candidato Sergio Moro (Podemos) usou as suas redes sociais para desafiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um debate. No Twitter, o ex-juiz recusou o convite feito pelo grupo de advogados Prerrogativas para um debate público, mas convidou Lula a discutir, “a qualquer hora, sobre o mensalão e o petrolão”.

Moro foi às redes sociais para comentar a informação publicada pela Folha de S.Paulo de que o advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, que integra o grupo Prerrogativas, é contra o projeto do ex-juiz e pré-candidato ao Planalto de reformar a Justiça.

“Vejo que o clube dos advogados pela impunidade quer debater. Desculpem, mas este é um clube do qual não quero participar. Mas debato com o chefe de vocês, o Lula, a qualquer hora, sobre o mensalão e o petrolão”, disse Moro na publicação.

A resposta veio junto a um vídeo com uma declaração de Mariz, em jantar com Lula, onde o advogado dizia: "O crime já aconteceu, o que adianta punir?"

O Prerrogativas, que reúne advogados e profissionais do Direito, se tornou um dos principais antagonistas da Lava-Jato e da candidatura do ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro. O grupo tem adotado como prática questionar o ex-juiz e responder a diversas de suas declarações.

"Coragem e espírito público"

Mais cedo, após ser criticado por Sergio Moro em redes sociais e em uma entrevista à revista Veja nesta sexta (14/1), o grupo desafiou o pré-candidato à Presidência a um debate público.

"Estamos convidando o ex-juiz Moro para um debate público sobre o sistema de Justiça. Queremos saber se ele tem coragem e espírito público para aceitar", disse o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo, à Folha.

No final do ano passado, o Prerrogativas organizou o jantar em São Paulo que reuniu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (ex-tucano), que poderão formar chapa para a eleição presidencial.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação