POLÊMICA

Bolsonaro sobre nordestinos: "Pau de arara", "arataca" e "cabeçudo"

Em live na semana passada, presidente se referiu a assessores como "pau de arara". Por conta do ocorrido, ele se tornou alvo de uma notícia-crime protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF)

Ingrid Soares
postado em 08/02/2022 15:49 / atualizado em 08/02/2022 15:49
 (crédito: Isac Nóbrega/PR     )
(crédito: Isac Nóbrega/PR )

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a tecer comentários preconceituosos ao se referir à população nordestina. Nesta terça-feira (8/2), em Salgueiro, Pernambuco, onde esteve para inaugurar trechos da transposição do Rio São Francisco, em conversa com apoiadores, o chefe do Executivo foi questionado sobre uma declaração feita na live passada, na qual usou a expressão "pau de arara" para se referir aos seus assessores. Bolsonaro alegou que o episódio foi uma brincadeira entre amigos.

"Eu sempre me referi, entre os amigos, né, cabra da peste, pau de arara. Me chamam de alemão também, sem problema nenhum. Arataca, cabeçudo, pô, é isso aí, valeu", apontou em vídeo divulgado pelo blog Magno Martins.

No último dia 3, Bolsonaro confundiu a origem do Padre Cícero, ao comentar sobre a revogação dos decretos de luto. O chefe do Executivo citou o estado de Pernambuco como procedência do religioso. Ao tentar confirmar a informação com assessores, ele se irritou e os chamou de "pau de arara".

Por conta do ocorrido, ele se tornou alvo de uma notícia-crime protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF). A notícia-crime foi protocolada pelo advogado pernambucano João Arnaldo Novaes, pré-candidato ao governo do estado pelo PSol. O pedido é pela remoção do conteúdo das redes sociais do presidente, já que a frase foi proferida durante uma live do presidente.

Mais cedo, hoje, o presidente participou da cerimônia de inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Transposição do Rio São Francisco no local. No discurso, em uma tentativa de aproximação e de quebrar resistências, Bolsonaro chamou a região de "meu Nordeste".

"É uma satisfação muito grande retornar ao meu Nordeste. Sou de São Paulo, a cidade que tem mais nordestinos no Brasil, até mesmo a minha filha é neta de um cearense. Esse é um só povo", apontou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação