Congresso

Com reunião de líderes cancelada, apenas dois vetos são analisados nesta terça-feira

Após o cancelamento da reunião de líderes partidários, prevista para a manhã de hoje, 17 itens foram retirados da pauta de votação dos vetos presidenciais por conta de "dificuldades operacionais"

Taísa Medeiros
postado em 08/02/2022 16:55 / atualizado em 08/02/2022 16:56
 (crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado)
(crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A reunião de líderes partidários, prevista para a manhã desta terça-feira (8/2), foi cancelada por “necessidade de adequações técnicas ao sistema de votação por cédulas”, diz a nota encaminhada aos partidos. Por conta destas dificuldades operacionais, 17 itens foram retirados da pauta de votação dos vetos presidenciais.

A sessão agendada para a tarde desta terça-feira ocorre de forma conjunta e por meio de cédula digital, ainda no modelo remoto. Serão votados apenas os vetos 41/2021 e 2/2022. “Este segundo veto foi pedido de lideranças partidárias, devido ao iminente início da veiculação de propagandas partidárias. Desta forma, de ordem do Líder Eduardo Gomes (MDB-TO), informamos que a reunião de líderes do Congresso Nacional está cancelada”, diz a nota.

As inserções partidárias estão para começar, o que torna a votação deste veto mais urgente. A proposta vetada concedia compensação fiscal às emissoras de rádio e televisão pela cessão do horário gratuito aos programas partidários. A propaganda partidária consiste em divulgar, pelo rádio e pela televisão, assuntos de interesse das agremiações partidárias.

Já o veto de nº 41/2021 versa sobre a cobertura da quimioterapia oral pelos planos de saúde. A urgência desta votação se dá pelo prazo de vencimento para a aprovação da matéria — que tranca a pauta de votações —, no dia 10 de fevereiro, nesta quinta-feira. O projeto poderia beneficiar mais de 50 mil pacientes com tratamento em casa, sem necessidade de internação hospitalar. Segundo argumento apresentado no veto, a medida poderia "comprometer a sustentabilidade do mercado”.

A votação apenas destes dois vetos ocorre, conforme o que circula nos bastidores, por falta de acordo. O governo está com dificuldade no Senado, sem liderança ou um programa que unifique o país. A pauta torna-se restrita por falta de consenso às outras matérias.

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/02/4983644-primeiro-teste-de-influencia-do-governo-no-ano-votacao-de-vetos-presidenciais-passa-de-19-para-2.html

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação