Guerra entre Poderes

No Nordeste, Bolsonaro insinua que STF e TSE tomam decisões antidemocráticas

"Não têm do que nos acusar, a não ser: ‘grosso’, ‘fala palavrão’, ‘insensível’", completou o presidente

Ingrid Soares
postado em 09/02/2022 13:09 / atualizado em 09/02/2022 13:49
 (crédito: Sergio Lima/AFP)
(crédito: Sergio Lima/AFP)

Sem citar nomes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) insinuou, nesta quarta-feira (9/2), que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomam decisões não democráticas. Durante visita às obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, Rio Grande do Norte, e anúncio de novos investimentos para a região, o chefe do Executivo disse que "não mandou prender deputado" e nem desmonetizar ou ameaçar ninguém.

A fala de Bolsonaro é uma referência à decisão do ministro Alexandre de Moraes, que mandou prender o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) após ataques e ameaças à Corte, e também à decisão do ex-ministro do órgão de Justiça eleitoral Felipe Salomão, que suspendeu repasses financeiros a páginas na internet que propagam fake news.

"Não têm do que nos acusar, a não ser: ‘grosso’, ‘fala palavrão’, ‘insensível’. Não é democrata... Eu não prendi nenhum deputado, eu não desmonetizei página de ninguém, eu não ameaço ninguém, nem mesmo os que me ofendem, os que me atacam. E, se tiver algo contra alguém, será no campo da injúria, calúnia e difamação, e nunca prisão".

Vacinação

Presidente voltou a falar de imunização contra a covid-19 e disse que sua gestão comprou as vacinas, "mas toma quem quer".

"A nossa liberdade acima de tudo. Toma quem quer, não toma quem não quer. E ponto final. O nosso governo não existe cartão vacinal, passaporte vacinal de ninguém. É um governo democrático que preza pela liberdade de cada um de vocês. Liberdade essa que é o bem maior do povo democrático."

Eleições

Por fim, o chefe do Executivo falou em "eleições limpas" em outubro. "Nós teremos eleições limpas no corrente ano. Nós queremos e buscamos transparência. Jamais eu vou impor qualquer vontade minha sobre vocês. Pelo contrário. São vocês quem decidem o futuro para o nosso Brasil", concluiu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação