RÚSSIA

#BolsonaroEvitouAGuerra? Viagem do presidente motiva hashtag bolsonarista

Apoiadores do presidente brasileiro transformaram a visita do brasileiro à Rússia em meme

Correio Braziliense
postado em 15/02/2022 17:46 / atualizado em 15/02/2022 17:47
Montagens e trocadilhos sobre a visita de Putin com o chefe do Executivo brasileiro viralizaram nesta terça -  (crédito: Redes sociais/Reprodução)
Montagens e trocadilhos sobre a visita de Putin com o chefe do Executivo brasileiro viralizaram nesta terça - (crédito: Redes sociais/Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não havia desembarcado em Moscou, na Rússia, onde encontrará o mandatário russo Vladimir Putin, quando o país ordenou o retorno de parte das tropas enviadas para cumprir exercícios militares em campos militares próximos à Ucrânia, na manhã desta terça-feira (15/2). A ação foi vista como um recuo de Putin e, no Brasil, os apoiadores do chefe do Executivo brasileiro aproveitaram a situação para afirmar que o “movimento de paz” foi tomado por influência de Bolsonaro — o que não é verdade.

Em pouco tempo, ainda na manhã de hoje, a hashtag #BolsonaroEvitouAGuerra se tornou um dos assuntos mais comentados do Brasil no Twitter — posição que ainda mantém no fechamento dessa matéria. Nos perfis bolsonaristas, uma das primeiras imagens a serem viralizadas foi a montagem de uma notícia, falsa, com a logo da emissoraq CNN que dizia “Bolsonaro evita a 3ª Guerra Mundial”.

Montagem feita por bolsonaristas e compartilhada pelo ex-ministro Ricardo Salles foi desmentida pela CNN Brasil
Montagem feita por bolsonaristas e compartilhada pelo ex-ministro Ricardo Salles foi desmentida pela CNN Brasil (foto: CNN/Reprodução)

O registro foi compartilhado pelo ex-ministro Ricardo Salles, que foi um dos que encabeçaram o movimento. Contudo, apesar de parecer uma hashtag de apoio, parte dos próprios bolsonaristas afirmam que o movimento é uma grande brincadeira, e que não acreditam que Bolsonaro tenha responsabilidade pela decisão.

Eles ainda se “divertiram” quando a CNN publicou uma nota oficial que dizia que é falsa a montagem da notícia com a logo da empresa jornalística. “Os acéfalos esquerdopatas pirando com os memes… hahhahahahha As ‘agências de checagem’ estão a todo vapor!”, ironizou um bolsonarista.

Uma outra apoiadora do presidente disse que Bolsonaro deveria criar um “ministério de interpretação de meme”. A youtuber bolsonarista Bárbara Destefani, do canal Te Atualizei, também ironizou o trabalho da imprensa, tradicional e feito há centenas de ano, de confirmar a veracidade do movimento na rede social.

“Ver jornalistas profissionais agonizando com piadas e memes, tratando uma tag de zueira como um assunto super sério, a ponto de acionar a checagem de fatos… É tão legal”, declarou.

Salles também ironizou o posicionamento da CNN de desmentir a notícia falsa. “kkk vcs são ridículos”, escreveu ele.

O ex-ministro bolsonarista ainda compartilhou um vídeo em que Putin faz um discurso, com uma legenda falsa em que fala sobre “a conversa que teve com Bolsonaro durante o voo” que o fez desistir da “guerra”. Salles disse que era uma “entrevista exclusiva concedida à CNNMemes”.

“Hoje estava prestes a atacar a Ucrânia quando conversei com o presidente Jair ainda em voo, ele que veio de tão longe. Ele disse: ‘Ô Vladi, o mundo é nossa casa, Deus está acima de todos. Isso tocou a minha alma. Portanto agora decidi retirar minhas tropas das fronteiras e parar essa guerra. Agradeço de coração, presidente brasileiro”, diz a legenda falsa que "traduz" o vídeo.

Os bolsonaristas ainda fizeram menção ao chamado Gabinete do ódio, equipe secreta que trabalha para atingir opositores de Bolsonaro e para espalhar fake news que tragam vantagens ao presidente. “Nasceu o gabinete do amor”, escreveu uma fã do presidente na legenda de uma foto em que Bolsonaro está todo de branco.

Bolsonaro ainda não se encontrou com Putin. A reunião entre os dois mandatários está prevista para esta quarta-feira (16/2).

Veja alguns memes criados pelos apoiadores do presidente:

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação