ELEIÇÕES

Ex-ministro do TSE é contratado advogado de Bolsonaro para campanha

Contratação pelo PL demonstra a necessidade de abertura de diálogo com a Corte eleitoral após atritos

Deborah Hana Cardoso
postado em 16/02/2022 14:44 / atualizado em 16/02/2022 14:44
 (crédito: Roberto Jayme/ Ascom /TSE)
(crédito: Roberto Jayme/ Ascom /TSE)

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcísio Vieira de Carvalho foi contratado pelo PL para atuar como advogado na campanha do presidente Jair Bolsonaro. O acordo foi firmado na terça-feira (15/2) e confirmado ao jornal Folha de S.Paulo. Carvalho deve se encontrar com Bolsonaro quando ele retornar da Rússia.

Enquanto o chefe do Executivo não oficializa candidatura, o que deve acontecer entre julho e agosto, a contratação indica sua campanha à reeleição e demonstra a estratégia do partido em relação aos posicionamentos polêmicos do presidente. O ex-ministro tem boa interlocução com a Corte, algo que Bolsonaro precisará devido às suas investidas sem provas contra o sistema eleitoral no último ano. Atualmente, a advogada Karina Kufa é a responsável pelas ações de Bolsonaro na Justiça Eleitoral.

Vale destacar que no final de janeiro deste ano, a Polícia Federal concluiu que houve crime do presidente em sua atuação no vazamento de dados sigilosos de investigação de suposto ataque ao sistema do TSE durante sua live semanal ao lado do deputado Filipe Barros (PSL-PR) — o inquérito foi finalizado sem condenações pois ambos têm foro privilegiado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação