ELEIÇÕES

Lula declara ser "totalmente contra" venda da Eletrobras

Gleisi Hoffman anunciou que o PT irá entrar com uma ação no STF para tentar impedir a desestatização da empresa de economia mista

Bernardo Lima*
postado em 22/02/2022 15:24 / atualizado em 22/02/2022 15:24
 (crédito: Estadão Conteúdo)
(crédito: Estadão Conteúdo)

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a declarar ser contra a privatização da Eletrobras nesta terça-feira (22/02). A desestatização da empresa já teve sua primeira etapa aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

"Não há nenhuma necessidade de vender um patrimônio que foi construído pelo povo brasileiro e com dinheiro do povo brasileiro, é uma empresa que pode ser a reguladora do sistema elétrico do país e não permitir o abuso dos aumentos da energia que estamos vivendo hoje no Brasil. Por isso, sou contra a privatização da Eletrobras", afirmou, em entrevista à Radio Passos FM.

Segundo o petista, a venda da estatal irá gerar mais desemprego no setor elétrico.

"Vender a Eletrobras a preço de banana, como eles querem vender, é se desfazer do patrimônio público para enriquecer ainda mais os mais ricos. O resultado disso será o desemprego, mais redução de salários, mais trabalho intermitente e mais trabalhadores fazendo bico, porque não vão ter emprego seguro como têm em uma empresa como a Eletrobras. Por isso sou totalmente contra", reforçou.

Além disso, Lula pediu para que os empresários que "tiverem juízo" não embarquem na venda da empresa que atua no setor elétrico.

"Os empresários que tiverem juízo, é importante contar até 10 antes de fazer a locura de comprar a Eletrobras a preço de banana. O aconteceu no TCU foi um abuso, liberar a venda da Petrobras. O governo não sabe administrar, só sabe destruir e vender. É importante que os trabalhadores do setor se manifestem, façam protestos, mandem carta aos deputados, porque deveria passar pelo menos por um referendo ou uma discussão dentro do Congresso, coisa que o governo não quer fazer. A gente ainda tem tempo de fazer pressão", completou.

Ação no STF

A presidente do PT, Gleisi Hoffman, anunciou nesta terça-feira, em suas redes sociais, que o partido irá entrar com uma ação no Superior Tribunal Federal (STF) para tentar impedir a privatização da estatal.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação