Eleições

Lula ataca venda da Eletrobras: "Privatização só beneficia os mais ricos"

Acionistas da estatal autorizaram o processo de privatização da companhia elétrica em reunião nesta quarta-feira (23/2)

Bernardo Lima*
postado em 23/02/2022 18:09 / atualizado em 23/02/2022 18:09
 (crédito: Estadão Conteúdo)
(crédito: Estadão Conteúdo)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a privatização da Eletrobras, após a aprovação de acionistas, nesta quarta-feira (23/2). Em suas redes, o petista publicou um vídeo em que afirma que o processo irá beneficiar apenas aos "mais ricos".

O governo federal estima que a ação pode render R$ 100 bilhões aos cofres públicos. Hoje, o governo detém mais de 60% das ações da estatal, o que o torna sócio majoritário. A intenção é diminuir essa porcentagem para 45%, o que faria com que o Estado deixasse de ser dono da maior parte das ações.

Para Lula, a privatização da maior empresa de energia elétrica da América Latina resultará em mais desemprego para o setor.

"O resultado disso será mais desemprego, a redução de salário. O resultado disso será mais trabalho intermitente e mais trabalhadores fazendo bico porque não vão ter emprego seguro como tem na Eletrobras", afirmou o ex-presidente.

Ação no STF

Na terça-feira (22), o O PT entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão do processo de privatização da Eletrobras. O partido alega que houve "inércia do TCU [Tribunal de Contas da União]" na fase de análise, que ocorreu na semana passada.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação