Ucrânia

Itamaraty diz que ainda não tem plano para resgatar brasileiros

Pelo menos 160 brasileiros já se cadastraram junto à Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, para serem evacuados, de acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Michelle Portela
postado em 24/02/2022 19:07 / atualizado em 24/02/2022 19:11
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Pelo menos 160 brasileiros já se cadastraram junto à Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, para serem evacuados, de acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE). No entanto, o Itamaraty informou que ainda não há “condições de segurança” nem logística para fazer o resgate e que não possui um plano para resgatar os brasileiros na guerra.

“Para os brasileiros que estão na região leste da Ucrânia, nos territórios de Donetsk e Luhansk, recomendamos que deixem o local e se desloquem para a capital, Kiev. Aos que estão na região da fronteira, orientamos que deixem o país”, disse o embaixador Leonardo Gorgulho, do corpo de comunicação do órgão, em coletiva de imprensa, em Brasília.

“Sobre a existência de plano de resgate, não há plano de resgate, não há da parte do Brasil e de qualquer outro país”, afirmou o embaixador. O governo brasileiro estuda implementar um plano de evacuação por via terrestre, mas ainda não há data nem ponto de encontro definidos.

O embaixador disse ainda que o Itamaraty orienta que os brasileiros na Ucrânia evitem áreas inseguras, possuam redes de comunicação, e permaneçam em casa. “Não estão dadas as condições de segurança para que essas pessoas sejam evacuadas”, ressaltou.

De acordo com o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros vivem na Ucrânia. Eles podem entrar em contato com o corpo diplomático brasileiro por meio do site da Embaixada em Kiev, na página no Facebook e em grupo do aplicativo Telegram.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação