CRISE INTERNACIONAL

Ucrânia diz que Rússia bombardeou hospitais: "Isso está além da maldade"

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, diz que, diante dos ataques, não há outra opção "moral" do que outros países apoiarem o país ucraniano

Talita de Souza
postado em 24/02/2022 17:35
Ministro da Saúde da Ucrânia compartilhou a foto de uma ambulância atacada por mísseis lançados por militares russos -  (crédito: Ministro da Saúde da Ucrânia/Reprodução)
Ministro da Saúde da Ucrânia compartilhou a foto de uma ambulância atacada por mísseis lançados por militares russos - (crédito: Ministro da Saúde da Ucrânia/Reprodução)

Os ataques russos contra o território ucraniano se diversificaram ao longo do primeiro dia da invasão da Rússia ao país, nesta quinta-feira (24/2). De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, além de bases militares e cidades da zona separatista, os soldados russos também bombardearam hospitais.

“Isso está além da maldade. A única escolha moral que qualquer governo pode fazer agora é apoiar a Ucrânia com todos os meios”, apelou o ministro aos outros países.

Para o ministro da Saúde da Ucrânia, Viktor Liashko, que também compartilhou a lamentável notícia, o ataque é “um ato vergonhoso e baixo, vindo de fracos”.

“Isto é uma violação direta da Convenção de Genebra por tropas russas” Tais ações representam uma ameaça direta para a vida e a saúde dos civis e são contrárias às normas do direito humanitário internacional. Instalações de saúde e profissionais médicos devem salvar vidas e não morrer”, declarou.

Liashko também ressaltou a coragem dos médicos de continuarem nos postos de trabalho, mesmo com as ameaças de novos ataques. “Nossos hospitais e equipes de emergência estão em modo de alerta total, trabalhando em todas as regiões e prestarão assistência em qualquer circunstância. Estamos orgulhosos da coragem e dedicação de todos os médicos”, agradeceu.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação