JUSTIÇA

Ministro Edson Fachin concede liberdade condicional a Paulo Maluf

Político foi condenado por lavar dinheiro desviado da Prefeitura de São Paulo enquanto era prefeito. Aos 90 anos, ele está internado com covid-19

Luana Patriolino
postado em 24/02/2022 21:54 / atualizado em 24/02/2022 21:55
Maluf, 90 anos, está internado desde a última sexta-feira (18/2) -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Maluf, 90 anos, está internado desde a última sexta-feira (18/2) - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, concedeu o benefício da liberdade condicional ao ex-deputado Paulo Maluf. Em 2017, o político foi condenado pela Primeira Turma da Corte pelo crime de lavagem de dinheiro, com pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime fechado.

Maluf, 90 anos, está internado desde a última sexta-feira (18/2) no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, por conta da covid-19. Ele cumpria prisão em regime domiciliar devido estado de saúde. De acordo com a assessoria de imprensa do político, Maluf passa bem e deve ter alta médica nos próximos dias.

Segundo o Ministério Público Federal, Maluf usou contas no exterior para lavar dinheiro desviado da Prefeitura de São Paulo quando foi prefeito da capital, entre os anos de 1993 e 1996. Paulo Maluf teria usado contas bancárias em nome de empresas "offshores" (firmas usadas para investimentos no exterior) para enviar dinheiro desviado e reutilizar parte do dinheiro na compra de ações de empresas da família dele. De acordo com o MPF, mais de US$ 172 milhões foram aportados na empresa por meio desse esquema.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação