ELEIÇÕES

Pazuello é transferido à reserva remunerada do Exército

General e ex-ministro da Saúde pretende disputar uma vaga para deputado pelo Rio de Janeiro e pode se filiar ao PL, mesmo partido que abriga Bolsonaro

Ingrid Soares
postado em 04/03/2022 11:50 / atualizado em 04/03/2022 11:50

O general e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi transferido para a reserva remunerada do Exército. O pedido, que havia sido feito ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 21 de fevereiro, foi atendido nesta sexta-feira (4/3). A publicação no Diário Oficial da União (DOU) é assinada pelo chefe do Executivo e pelo ministro da Defesa, Braga Netto.

Segundo o documento, a transferência vale a partir do dia 28 de fevereiro. A antecipação da aposentadoria do general, que só ocorreria no dia 31 de março, tem fins eleitorais. Isso porque agora Pazuello pode se filiar a partidos políticos e se candidatar a cargos públicos nas eleições deste ano.

Ele pretende disputar uma vaga para deputado pelo Rio de Janeiro e pode se filiar ao PL, mesmo partido que abriga Bolsonaro.

Ministério da Saúde

Pazuello assumiu o Ministério da Saúde em maio de 2020. Foi exonerado do cargo em março do ano seguinte, em meio a críticas por conta do vácuo de liderança na pasta e pela falta de experiência e de planos eficazes no enfrentamento à covid-19.

Ao ser desautorizado pelo presidente na compra de vacinas CoronaVac em 2020, Pazuello alegou: "É simples assim. Um manda e o outro obedece".

general também foi chamado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, onde teve que prestar esclarecimentos sobre a crise de oxigênio em Manaus e sobre o fomento ao uso de cloroquina, como tratamento à doença, que não tem comprovação científica.

Em junho, Pazuello ocupou o cargo de secretário de Estudos Estratégicos do órgão, que acabou extinto após mudança na estrutura da Secretaria. Em outubro, o ex-ministro da Saúde deixou o cargo no Palácio do Planalto para ser nomeado assessor especial da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação