Dia da Mulher

Aras "homenageia" a mulher que tem o prazer de "escolher a cor da unha e o sapato"

Durante participação em seminário no Dia da Mulher, o PGR usou de esteriótipos para fazer homenagem às mulheres

Thays Martins
postado em 09/03/2022 08:55 / atualizado em 09/03/2022 15:07
 (crédito: Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, causou indignação nesta terça-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, ao fazer um discurso arcaico para homenagear as mulheres. "A mulher que tem o prazer de escolher a cor da unha que vai pintar, a mulher que tem o prazer de escolher o sapato que vai calçar. Pouco importa que tipo de escolha ela faça", afirmou em um certo momento.

A fala foi dita durante um seminário em homenagem ao Dia da Mulher no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Aras foi o segundo a discursar e durante sua fala leu um texto que falava sobre desigualdade de gênero no Brasil.

No fim de seu discurso, porém, o PGR resolveu falar de improviso. Na fala, Aras disse que a mulher "carrega o dom de multiplicar" e que a data era oportunidade de homenagear "à mãe, é um dia de homenagem às filhas". Além disso, ele ainda ressaltou "todos os dias são dias das mulheres, dias dos homens”. 

Após a repercussão, o PGR disse que não houve intenção de diminuir o papel das mulheres. "De forma alguma quis diminuir o papel que a mulher sempre teve na nossa sociedade. Apenas destaquei que é possível buscar qualquer posição, até o mais alto posto da República, sem abrir mão da sua feminilidade", afirmou. Augusto Aras disse que a mulher tem a liberdade de fazer escolhas, mas que ainda há muio que se avançar. "Sou implacável contra o preconceito", destacou. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação