eleições

Divergência de interesses faz partidos terem dificuldades de fechar federações

A percepção é de que a negociação para articular as federações têm evidenciado ainda mais as diferenças entre direita e esquerda

Tainá Andrade
Raphael Felice
postado em 14/03/2022 06:00
Carlos Siqueira e Gleisi Hoffmann (ambos ao centro), respectivamente presidentes do PSB e do PT: conversas não avançaram -  (crédito:  Ascom/PSB)
Carlos Siqueira e Gleisi Hoffmann (ambos ao centro), respectivamente presidentes do PSB e do PT: conversas não avançaram - (crédito: Ascom/PSB)

Consideradas uma solução para o multipartidarismo da política brasileira, as federações partidárias não têm apresentado o resultado esperado. No campo da esquerda, até o momento, apenas duas alianças desse tipo tendem a serem formalizadas. Rede e PSol anunciaram, no sábado, que pretendem seguir o modelo definido pela legislação. E há conversas entre PT, PCdoB e PV, com uma improvável participação do PSB. A negociação PT e e PSB têm sido marcada por desencontros.

Entre partidos de centro e direita, o Cidadania e o PSDB também costuram uma aliança que dá sinais de avanço. A aproximação ocorreu após o ensaio do tucanato em se unir ao MDB. Mas a federação ainda não vingou, possivelmente por um impasse em relação ao candidato escalado ao cargo da presidência.

Nesse espectro político, ocorreu a fusão entre DEM e PSL, que culminou na formação do União Brasil (UB). Essa aliança, no entanto, não caracteriza uma federação. Significa dizer que, com exceção da tratativa entre PSDB e Cidadania, há poucas negociações em torno da modalidade partidária lançada pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A percepção, no entanto, é de que a negociação para articular as federações têm evidenciado ainda mais as diferenças entre direita e esquerda.

Valdir Pucci, professor e mestre em ciência política, considera a federação dos partidos uma construção idealizada pelo poder legislativo, mas sem entendimento profundo. Para ele, as legendas têm muita dificuldade em fechar um acordo, em razão da diversidade de interesses. "A federação nasceu como uma substituição às coligações, mas os partidos no Brasil têm características ideológicas. Isso faz com que os interesses locais, os interesses regionais sejam muito fortes. Então, enquanto uma coligação existia, era voltada para uma eleição, dando força a quem se unia. A federação acaba engessando os partidos, o que é muito ruim, porque vai durar quatro anos", disse.

Entre os integrantes dos partidos, as críticas são evidentes e dificultam uma aliança. "O PT tende a ser hegemonista e, no momento da articulação, adota uma postura de querer assumir as lideranças, por exemplo, à frente do governo e no controle de estatais. Agem como os bolcheviques", reclama um congressista que prefere não ser identificado. Porém, na política isso não funciona. "Em uma mesa de negociação, é preciso uma sensibilidade de autonomia para tocar", acrescentou.

O deputado federal Victor Hugo (União-GO), que irá para o PL, partido de Jair Bolsonaro, durante a janela partidária, acredita não haver uma direita consolidada. Segundo ele, os partidos estão mais concentrados no centro, e a facilidade em conjugar interesses vem da força de um líder. "Os partidos de centro e centro direita têm mais facilidade de se agregar por causa de um líder, que influencia o partido. A própria direita ainda está se consolidando, mas a unidade que se tem criado na base em torno de Bolsonaro favorece o movimento", avalia Hugo.

"No caso da esquerda é o contrário, porque se tem um líder desagregador. A insistência do PT em continuar se reunindo em torno de um ex-criminoso desagregou muito a esquerda e isso causa problemas na hora de federar", comparou o deputado.

Visões diferentes

De acordo com fontes ligadas ao PT, há uma diferença entre a visão do ex-presidente Lula e outros integrantes do partido, que rejeitam a possibilidade de dividir o poder nos estados. Pelo candidato à presidência, a grande quantidade de opções de candidatos aos governos não seria empecilho para firmar a federação com o PSB. Com exceção de São Paulo, que é o diretório mais rico, nos outros estados, aos quais o PSB acredita ter a chance de vencer as eleições, Lula abriria mão de competir a fim de priorizar a harmonização entre as siglas para a federação.

Entretanto, o impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e a derrota para Jair Bolsonaro em 2018 motivaram um sentimento de cautela entre petistas. Uma parte dos integrantes do partido prefere lançar candidatos nos estados para aumentar o poder da legenda. Essa corrente provoca divergências internas no PT e dificulta a formalização de uma federação.

Nascido pouco antes da temporada das federações, o União Brasil desponta como uma aliança partidária que funcionou, até aqui. Integrantes do partido contam que não foi uma tarefa fácil de ser executada, e ainda faltam ajustes em alguns estados. A senadora Soraya Thronicke (UB-MS) entende que a fusão de DEM e PSL foi um ato de "sabedoria" que exigiu esforço. Ela afasta uma eventual aliança com MDB ou PSDB.

"Com partidos grandes, a federação ficou ainda mais longe. Não foi fácil harmonizar os interesses nas 27 unidades, e essa articulação para ver quem fica no comando de cada estado ainda não terminou. As legendas que estão conseguindo fazer federação, eu entendo que são partidos pequenos acoplando em partidos grandes para que, de repente, façam um namoro e tentem uma possível fusão lá na frente", ponderou.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.