Rodolfo Landim

Currículo de Landim distribuído a acionistas da Petrobras omite sociedade de empresa

O executivo é sócio da Mare Investimentos, gestora de recursos responsável por um dos fundos que causou prejuízo à Petros

Taísa Medeiros
postado em 14/03/2022 16:21 / atualizado em 14/03/2022 16:21
 (crédito: Alexandre Vidal/Flamengo)
(crédito: Alexandre Vidal/Flamengo)

Em currículo do executivo Rodolfo Landim distribuído aos acionistas da Petrobras a informação de que ele é sócio da Mare Investimentos é omitida. A informação é do jornal O Globo. São os acionistas que vão avaliar a indicação de Landim para a Presidência do conselho da empresa, em 13 de abril.

Landim é sócio da Mare, uma gestora de recursos responsável por um dos fundos de investimento que causou prejuízo à Petros, o fundo de pensão dos funcionários da Petrobras. Foram captados recursos dos fundos de pensão, incluindo a Petros, para serem aplicados em três empresas que ainda não existiam. No entanto, nenhuma delas de fato entrou em operação. Na época, a Petros perdeu cerca de R$ 92 milhões.

A indicação de Landim foi encaminhada no início do mês pelo Palácio do Planalto. O executivo é cotado para substituir o almirante Eduardo Bacelar, que está deixando a Petrobras.

No currículo de Landim constam os detalhes da experiência de 26 anos na Petrobras, a passagem de Landim pelo grupo X, de Eike Batista, e a informação de que ele foi presidente do conselho de administração da Ouro Preto Óleo e Gás, que ele mesmo fundou.

Há menção para a gestão no "Clube de Regatas do Flamengo, o clube mais rico e com maior valor de mercado do Brasil, alcançando um faturamento anual de R$ 950 milhões".

Segundo O Globo, nem a Petrobras nem Landim responderam se o texto que está no manual de acionistas foi redigido pelo próprio Landim ou por funcionários da petroleira. O nome do executivo consta no site da Mare como sócio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação