INVESTIGAÇÃO

MP pede que TCU investigue interferências de Bolsonaro na Petrobras

A representação deverá ser analisada pela equipe técnica do TCU antes que seja levada ao plenário da corte

Taísa Medeiros
postado em 14/03/2022 22:21 / atualizado em 14/03/2022 22:21
O subprocurador Lucas Rocha Furtado listou, na procuração, declarações do presidente que teriam suscitado interferências diretas na cotação das ações da Petrobras na bolsa de valores -  (crédito:  Leopoldo Silva/Agência Senado)
O subprocurador Lucas Rocha Furtado listou, na procuração, declarações do presidente que teriam suscitado interferências diretas na cotação das ações da Petrobras na bolsa de valores - (crédito: Leopoldo Silva/Agência Senado)

O Ministério Público solicitou ao Tribunal de Contas da União nesta segunda-feira (14/03), que seja apurada possível interferência do governo Jair Bolsonaro (PL) na Petrobras e em sua política de preços.

O subprocurador Lucas Rocha Furtado listou, na procuração, declarações do presidente que teriam suscitado interferências diretas na cotação das ações da Petrobras na bolsa de valores e gerado incertezas internas.

Conforme Furtado, a interferência do governo tem ferido, em última instância, a autonomia da estatal e a abertura de uma apuração seria necessária para “garantir a independência da empresa em face de potenciais atos irregulares que estariam sendo perpetrados pelo acionista controlador”. A representação deverá ser analisada pela equipe técnica do TCU antes que seja levada ao plenário da corte.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação