Redes sociais

Eleições 2022: veja as novas regras do Youtube

A empresa decidiu remover vídeos com alegações falsas de fraude na eleição de 2018 e anunciou novas diretrizes para o pleito de 2022

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 22/03/2022 17:23 / atualizado em 22/03/2022 17:23
YouTube diz que vai remover vídeos com informações falsas sobre eleições de 2018 -  (crédito:  Pixabay/Reprodução)
YouTube diz que vai remover vídeos com informações falsas sobre eleições de 2018 - (crédito: Pixabay/Reprodução)

Com a proximidade das eleições presidenciais, o Youtube atualizou suas políticas sobre a integridade eleitoral. O comunicado foi feito nesta terça-feira (22/03).

Agora, as diretrizes foram alteradas para remover conteúdos equivocados sobre as eleições de 2018 que promovam alegações falsas, fraudes, erros ou problemas técnicos.

Além desse material, também será possível remover o conteúdo que inclui alegações falsas sobre as urnas eletrônicas e alegações sobre uma suposta fraude nas eleições presidenciais de 2018.

O maior incentivador deste discurso é o presidente Jair Bolsonaro (PL), que já disse acreditar que as eleições foram fraudadas por hackers e que ele deveria ter sido eleito em primeiro turno.

Também serão retirados conteúdos que tenham o objetivo de enganar eleitores sobre a hora, o local, os meios ou requisitos necessários para votar, ou informações falsas que possam fazer as pessoas desistirem de ir às urnas.

A plataforma também não irá tolerar informações falsas sobre a inelegibilidade de candidatos ou políticos em exercício.

Painéis

O Youtube irá ainda estrear uma nova ferramenta. Os usuários terão acesso a um painel de informações na parte superior dos resultados da pesquisa, ou abaixo dos vídeos relacionados ao voto eletrônico, com um link para informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação