ELEIÇÕES

Lula compara Alckmin a José Alencar: "Estamos tentando uma proposta de reconstrução do país"

Em recado ao mercado, petista ainda criticou a gestão Bolsonaro: "Nos meus oito anos de Presidência não teve aumento no preço do gás de cozinha"

Ingrid Soares
postado em 24/03/2022 10:33 / atualizado em 24/03/2022 10:34
 (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)
(crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou nesta quinta-feira (24/3) o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, recém-filiado ao PSB, a seu vice de 2002, José Alencar. Em um recado ao mercado, o petista afirmou também que, apesar de Alckmin ter sido seu adversário em 2006, hoje, eles tentam “uma proposta de reconstrução do país”. O ex-tucano é cotado para ser o vice na chapa de Lula em outubro.

“Já tive o José Alencar de vice, que eu não conhecia antes, mas tive o prazer de conviver com uma das pessoas mais extraordinárias que conheci. O Alckmin já foi meu adversário em 2006, e isso não é problema, porque estamos tentando construir uma proposta de reconstrução do país”, escreveu.

Ontem, durante sua filiação, Alckmin afirmou que o petista "representa a própria democracia"

No Twitter, em uma série de publicações sobre diversos temas, o ex-presidente disse que o Lula de 2022 “está mais calejado e experiente”.

“Eu acho curiosa a preocupação das pessoas sobre que Lula eu sou em 2022. Óbvio que não sou o Lula de 1989. Estou mais calejado, experiente. Se eu disputar e ganhar as eleições, voltarei com vontade de fazer mais coisas. Não posso voltar e fazer igual, eu tenho que fazer mais.”

Caso seja eleito no pleito deste ano, o petista prometeu governar para todos, e dar atenção especial aos mais vulneráveis.

“Se eu ganhar as eleições, o povo sabe o que eu sou capaz de fazer, de conversar com todos, governar para todos, mas com uma atenção maior aos mais pobres, a quem mais precisa”, escreveu.

Civilidade

Lula também comentou sobre a expectativa para a corrida à cadeira presidencial em outubro. “Eu espero que a campanha de 2022 dê um show de civilidade. Da minha parte, não terá jogo rasteiro, nem irei desrespeitar o povo. Eu espero que o resultado da campanha seja o aumento da consciência política da sociedade”, disse.

Inflação

O ex-presidente ainda criticou a atual gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) e lembrou que, em oito anos de seu mandato, não houve aumento do preço do gás de cozinha”.

“Não tem que exportar óleo cru para comprar derivado. Tem que refinar para exportar derivados e o preço do combustível ser em real. Podemos usar também mais etanol e biodiesel. Cadê o preço mais barato que prometeram? Vamos abrasileirar o preço dos combustíveis. Nos meus oito anos de presidência não teve aumento no preço do gás de cozinha”, completou.

“Perna curta”

Por fim, Lula se mostrou magoado com a Rede Globo e disse que o canal de tevê deveria fazer um editorial se retratando. Ele alegou que “mentira tem perna curta” em referência aos casos que mostraram revés nas denúncias contra ele.

“Um dia, a Rede Globo poderia fazer um editorial com o (William) Bonner pedindo desculpas pelas mentiras que contaram contra mim, dizendo que foram enganados pela força-tarefa de Curitiba. Eu espero que isso um dia aconteça. Eu sigo adiante, mas não esqueço o que aconteceu com a minha família, que minha esposa morreu por causa dessas mentiras, o que meus filhos sofreram, mas estou com cabeça erguida e tranquilo, porque Deus provou que a mentira tem perna curta.”

Alianças

Hoje, em reunião, alas majoritárias do PT apresentam ao comando partidário documento que avaliza alianças de Lula com partidos do centro.

No último dia 22, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o pedido de indenização feito por Lula contra Deltan Dallagnol. O petista pedia R$ 1 milhão por danos morais por conta da exibição de um PowerPoint apresentado pelo ex-procurador da Operação Lava-Jato que colocava o petista como “comandante máximo” de uma organização criminosa.

O processo envolve a denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá — arquivado em janeiro pela Justiça. A defesa do ex-presidente argumenta que houve abuso de autoridade por parte de Deltan. Para a indenização, a Corte fixou um valor de R$ 75 mil, acrescido de juros e correções monetárias. Dallagnol ainda poderá recorrer da decisão no próprio tribunal. Os magistrados entenderam que o ex-presidente sofreu ofensas à honra e à reputação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação