ELEIÇÕES 2022

Em ato, Lula critica a presença de militares em cargos políticos

Ex-presidente afirmou que o papel dos militares "não é puxar o saco nem de Bolsonaro, nem de Lula".

Camilla Germano
postado em 30/03/2022 22:28 / atualizado em 30/03/2022 22:29
A declaração de Lula, vem em frente à possível chapa de Bolsonaro com o Ministro da Defesa, Braga Netto, nas eleições presidenciais -  (crédito: Reprodução/Instagram/Ricardo Stuckert)
A declaração de Lula, vem em frente à possível chapa de Bolsonaro com o Ministro da Defesa, Braga Netto, nas eleições presidenciais - (crédito: Reprodução/Instagram/Ricardo Stuckert)

Em evento no Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) não poupou críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente falou também sobre a participação excessiva de militares do exército na gestão atual.

A declaração de Lula, vem em frente à possível chapa de Bolsonaro com o Ministro da Defesa, Braga Netto, nas eleições presidenciais. "O papel dos militares não é puxar saco de Bolsonaro, nem de Lula. Eles têm que ficar acima das disputas políticas. Exército não serve para política, ele deve servir para proteger a fronteira e o país de ameaças externas", afirmou ele.

Ele estava reunido em um ato do Grupo de Puebla — fórum que reúne lideranças internacionais de esquerda — na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff, dos ex-ministros Aloizio Mercadante e Celso Amorim e os ex-presidentes da Colômbia e Espanha, Ernesto Samper e José Luís Zapatero, respectivamente.

Lula também foi bem direto em críticas à Bolsonaro. "Ele é tão frágil e boçal que, como não tem partido político, pegou a camisa da seleção e a bandeira dizendo que é o partido dele. Vamos mostrar que as cores da bandeira brasileira não são desse fascista. Essa bandeira é nossa", afirmou.

A ex-presidente Dilma também falou brevemente no evento e afirmou que os erros do partido foram dela. "Quando deixei o governo, eu avisei, nós voltaremos. Os nossos erros são meus, os nossos acertos são nossos", disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação