Trocas nos ministérios

Ronaldo Bento assume Ministério da Cidadania; Roma sai para disputar eleição

O policial federal ocupava a chefia da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do ministério e assume o lugar de João Roma, que concorrerá ao governo da Bahia

O novo ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, assumiu o cargo nesta quinta-feira (31/3) em cerimônia de troca de cargo realizada na sede da pasta.

Bento foi empossado nesta manhã pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio do Planalto, junto com mais oito ministros. Ele assume o lugar de João Roma, recém-filiado ao PL, que deixou o cargo para concorrer ao governo da Bahia e retomou sua vaga como deputado federal.

Antes de comandar a pasta, Ronaldo Bento era chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Cidadania. Ele é natural de Salvador, mestre em Direito, policial federal e primeiro-tenente da reserva do exército. Com 17 anos de serviço público no Executivo Federal, Bento já atuou também no Ministério da Justiça e Segurança Pública como ouvidor-geral.

O ex-ministro João Roma já havia divulgado no domingo passado (27) que Bento seria seu sucessor. Segundo ele, Bolsonaro realizou as sucessões de forma técnica, nomeando servidores das próprias pastas.

Saiba Mais

Confira o currículo completo do novo ministro da Cidadania:

Ronaldo Vieira Bento, 45 anos, é natural de Salvador (BA), casado e pai de três filhos. Mestre em Direito, é policial federal e 1º Tenente da reserva do Exército Brasileiro. Servidor público de carreira do Executivo Federal desde 2005, atuou como coordenador do Conselho Estadual de Segurança Pública Portuária e membro titular do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Governo Federal, dentre outros relevantes colegiados. Foi ouvidor-geral no Ministério da Justiça e Segurança Pública e chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Cidadania, contribuindo na implantação de importantes Políticas Públicas como o Programa Auxílio Brasil.