ELEIÇÕES 2022

Renan Filho deixa governo de Alagoas para concorrer ao Senado

Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas assume interinamente governo; Filho ainda completou que pretende apoiar o ex-presidente Lula na corrida presidencial

Luana Patriolino
postado em 02/04/2022 19:28 / atualizado em 02/04/2022 19:28
 (crédito: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press)
(crédito: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press)

Renan Filho (MDB) confirmou, neste sábado (2/4), que deixa o Governo de Alagoas para lançar sua pré-candidatura ao Senado no pleito deste ano. A declaração do político foi feita na sacada do Palácio Museu Floriano Peixoto para centenas de pessoas. A carta-renúncia já foi publicada no Diário Oficial.

"Vamos certamente mudar de posições, mas eu vou deixar hoje o governo do estado para me colocar à disposição do povo de Alagoas para ser senador da República e lá no Senado Federal defender os nossos interesses. Ainda não há data definida para o lançamento oficial da pré-candidatura", disse Renan Filho em pronunciamento.

O governador destacou que o período da pandemia de covid-19 foi o mais difícil da sua carreira. "Me preocupei com a vida de cada alagoano. Me reuni com o senador Renan e ele disse: 'Vamos ouvir a ciência, o corpo técnico de Alagoas e vamos salvar cada que vida que pudermos'. Fizemos investimentos e recebemos pacientes do Amazonas e de outros estados para salvar vidas", disse.

Filho finalizou o pronunciamento afirmando que pretende apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. "Para finalizar, quero dizer que nós estamos na mesma direção, no campo das pessoas que mais precisam, no campo popular. Estaremos Renan Filho e Paulo Dantas [deputado estadual] em Alagoas para ajudar o presidente Lula em Brasília", disse.

Eleição indireta

O governador deixa o cargo após quase 8 anos de mandato. No lugar, assumiu o desembargador Klever Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL). Ele tomou posse na tarde deste sábado.

A eleição indireta acontece porque o estado não tem não mais tem vice-governador, pois Luciano Barbosa (MDB) foi eleito prefeito de Arapiraca. O próximo na linha de sucessão seria o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Victor (MDB). No entanto, ele decidiu não assumir o cargo porque será candidato à reeleição.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação