Veja a repercussão

Ciro chama Eduardo Bolsonaro de 'verme'; Lula e Moro defendem Míriam Leitão

Deputado e filho do presidente debochou das torturas sofridas pela jornalista durante a ditadura militar

Ana Mendonça - EM
postado em 04/04/2022 17:34 / atualizado em 04/04/2022 17:34
Eduardo Bolsonaro, deputado federal -  (crédito: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)
Eduardo Bolsonaro, deputado federal - (crédito: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) expressaram, nesta segunda-feira (4/4), a solidariedade à jornalista Míriam Leitão, que foi atacada nas redes sociais pelo deputado federal e filho “03” do presidente Jair Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

De acordo com Lula, “seres humanos não precisam concordar entre si, mas comemorar o sofrimento alheio é perder de vez a humanidade”.

O ex-presidente ainda disse que Eduardo defende o “indefensável”. Ainda segundo o ex-presidente, Jair Bolsonaro tem medo de perder as eleições pelas ações dos filhos e por isso também “ataca qualquer pessoa por qualquer coisa”.

“A preocupação de Bolsonaro é destruir o que vem pela frente. Não podemos aceitar provocação e nem fazer o jogo rasteiro que eles vão fazer”, disse.

Já Ciro Gomes, chamou Eduardo Bolsonaro de "verme". “Difícil saber quem é o pior dos torturadores. O que fere primeiro ou o que reacende a chaga da memória sempre aberta de um torturado”, disse.

De acordo com Ciro, ao debochar de Miriam Leitão, Eduardo Bolsonaro “provoca esta sombria reflexão”.

O ex-juiz Sergio Moro (UB) também comentou sobre o assunto. O ex-ministro desistiu da candidatura à Presidência na semana passada, mas condenou as ações do filho do presidente.

“É inaceitável usar um episódio de tortura para atacar a jornalista Miriam Leitão. A vergonha está no ofensor. Covarde é quem ofende mulher”, escreveu.

Entenda

Ontem, domingo (3/4), Eduardo Bolsonaro respondeu a um artigo da jornalista Míriam Leitão que dizia que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é um inimigo da democracia. Em seu Twitter, Eduardo escreveu "ainda com pena da cobra".

A jornalista foi presa e torturada durante a ditadura militar. Ela relata que em uma das sessões de tortura, quando estava grávida, foi trancada em uma sala junto com uma jiboia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação