Defesa

Exercício mulfuncional gamefica operações de paz das Forças Armadas

Chamado de Viking 22, treinamento apresentado pelo Exército visa preparar cadetes para o campo pelo meio digital

Deborah Hana Cardoso
postado em 05/04/2022 10:50
 (crédito: Deborah Hana Cardoso/CB/DAPRESS)
(crédito: Deborah Hana Cardoso/CB/DAPRESS)

Em um esforço conjunto para economizar recursos e pessoal, capacitando militares, policiais e civis para missões integradas, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas participaram de um exercício multifuncional para operações de paz no mundo, o chamado “Viking 22” — que acontece a cada quatro anos. O projeto, realizado nesta terça-feira (5/4), gamefica a experiência tática militar.

O Brasil tem uma tradição de 70 anos em experiência em missões de paz. Ao mesmo tempo, o software conversa com a nova geração de jovens militares que entra nos quartéis já exposta aos videogames. O treinamento foi conduzido pela Defesa sueca em parceria com a norte-americana. Segundo informações do comando militar do Planalto, o projeto teve início em 28 de março e o final está previsto para esta quinta-feira (7) e conta com a participação de 1.750 pessoas.

De acordo com o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, este é um esforço para o adestramento de estados maiores e uma oportunidade para a manutenção da paz e da cooperação entre países. “Este é um exercício de envergadura, algo que destaca o tamanho das nossas Forças Armadas. Ressalto a relevância do Brasil em Missões de Paz e seus sucessos, como ocorreu no Haiti (2004 a 2017)”, disse.

Missão de paz

Conforme explicou o general Cantanhede do Exército, o game tem um cenário fictício chamado “Midland”, um país que passou por uma crise econômica e parte de suas Forças Armadas se rebelou. “Há ações de terroristas, crime organizado e problemas humanitários. Um cenário crítico e complexo onde estamos inseridos. Temos que buscar soluções aos desafios. Já passamos por mais de 58 incidentes apresentados”, explicou.

O general ainda reforçou que este é um exercício multinacional com presença de membros de Forças de outras nações como Guatemala, México, Uruguai, Peru, Bolívia e Chile; além da presença de policiais militares (PMs). “A Otan faz parte deste exercício”, completou.

Durante a apresentação, Midland foi apresentada como um país em crise (econômica, colapso social e violência), ambientado no mundo nórdico. A crise em Midland se espalha por Southland, outro país fictício onde há pobreza e crise de refugiados. O país quer independência, mas a crise se intensifica pois há campos de petróleo na fronteira ente os países apresentados, além da presença das agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

Software

O Viking é realizado por meio de uma plataforma de treinamento de computadores projetada para preparar civis, militares e policiais para atuarem em tais missões a fim de responderem a situações de crise em âmbito global. O exercício é articulado em cinco sítios remotos (Suécia, Brasil, Bulgária, Finlândia e Bulgária). No Brasil, é conduzido pelo Exército brasileiro, por intermédio do Comando de Operações Terrestre (Coter).

Desenvolvido pela Masa do Brasil, a simulação é focada nas necessidades dos usuários e mergulha a equipe em conflitos de grande escala, operações de estabilização, ameaças terroristas ou catástrofes naturais para uma integração entre as Forças.

O coronel Vaz, do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCopab), explicou que o maior desafio das operações em campo é a integração em campo entre as Forças. “Fazemos treinamentos isolados para cada área, mas um exercício como esse nos dá margem para avaliar a parte de integração ou comunicação. Assim, avaliamos por meio do cumprimento dos objetivos se o que está faltando talvez seja conhecimento das normas da ONU”, explicou. “No final do dia, avaliamos onde podemos melhorar.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação