ELEIÇÕES 2022

Ciro Gomes deve repetir manobra do PT e ter vice de centro na chapa

Cid Gomes, irmão do pedetista, afirmou a jornalistas que sonha com a junção de forças com partidos como o União Brasil

Cristiane Noberto
postado em 07/04/2022 22:07
 (crédito:  Roque de Sá/Agência Senado)
(crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

Terceiro melhor colocado nas pesquisas presidenciais, Ciro Gomes (PDT) poderá repetir a manobra petista em sua campanha. Com o declínio de Sergio Moro (União ) na corrida ao Palácio do Planalto, a possibilidade de aliança com membros da terceira via fica cada vez mais evidente. O irmão dele, senador Cid Gomes (PDT-CE), sonha com a junção das forças, especialmente com o União Brasil.

“Nós não temos preconceito em governar com partidos que não tenham a mesma ideologia nossa. Somos capazes de publicamente dizer: estou abrindo mão disso aqui que eu defendo para conciliar com a força política tal que tem uma visão diferente disso. Um pragmatismo puro, aberto, transparente dizer ‘eu abro mão dessa questão’. Mas, aí, o União Brasil vai se aliar ao PDT? Eu acho viabilissímo que o maior partido do Brasil tenha um vice-presidente na chapa”, afirmou.

Segundo o senador, Ciro já começou a abrir esse diálogo, citando encontros recentes com o presidente do União, Luciano Bivar e o presidente do PSD, Gilberto Kassab. O pedetista também almoçou na quarta-feira (6/4) com o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Eu acho que a gente tem mais amigos em comum (com o PSD). Temos boa relação no Ceará, em Minas, no Rio de Janeiro”, disse. Sobre Bivar, o parlamentar afirmou que o admira "porque é uma pessoa de palavra”. “Finalmente um político pernambucano com palavra”, afirmou a jornalistas nesta quinta-feira (7/4).

De acordo com Cid Gomes, o ideal seria que todos os partidos que ainda não tem definição de candidato e que compreendem um quadro de que, se ficarem parados, só colaborarão para a polarização. Segundo ele, é preciso enxergar a possibilidade de conciliação e abrir mão de propostas em prol da meta do projeto conjunto, ainda que seja algo estrutural.

“Nós somos profissionais, Ciro já foi governador do estado, com experiência. Eu acho que é isso que a gente está precisando fazer. Nós estamos dispostos a participar e buscar apoio”, destacou. Cid continuou dizendo que, prova dessa “capacidade de diálogo” são as alianças que têm no Ceará, que, segundo ele, “inclui desde PT, PCdoB até o Republicanos''.

Ao ser questionado sobre os próximos passos de Ciro Gomes nesse sentido, Cid respondeu sobre uma aliança que “tem tudo a ver com o Ciro”. O senador explicou que a senadora Leila Barros (PDT) será pré-candidata ao governo do Distrito Federal pelo partido e está buscando formar aliança com o senador Reguffe (União) e com o senador Izalci Lucas (PSDB) – ambos também postulantes ao Buriti.

Mesmo assim, o parlamentar argumentou que o irmão ainda tem tempo para isso. Até mesmo na possível aliança com o candidato escolhido pelas conversas entre MDB, PSDB e União, que pretendem divulgar um nome no dia 18 de maio, não será a palavra final.

“A política usa o calendário. Você vai começar a definir, mas oficializar só no dia 20 de julho. Se você quiser definir uma coisa hoje, não está valendo. Pode ter certeza que boa parte das definições, menos as que já estão, como PT e PL, só lá para frente. Os outros, a meu ver, só lá na frente”, declarou. Na avaliação do parlamentar, a exceção seria se os outros partidos bancassem seus candidatos. “Eu acho que todos estão se colocando legitimamente e buscam o feedback da população. Óbvio que dá visibilidade”.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação