Eleições

Ciro Gomes e Rodrigo Pacheco se reúnem para discutir apoio ao PDT em MG

Costurando as alianças para a campanha presidencial, Ciro aproveita a abertura com o pré-candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil, para conseguir o apoio de Kassab ainda em primeiro turno, se ele não sair com candidatura própria

Tainá Andrade
postado em 06/04/2022 18:07 / atualizado em 06/04/2022 18:09
 (crédito: Pedro Gontijo / Presidência do Senado)
(crédito: Pedro Gontijo / Presidência do Senado)

Em encontro nesta quarta-feira (6/4) entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Cid Gomes (PDT-CE) e o pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, foi discutido o apoio do PSD, em Minas Gerais, ao veterano na disputa ao Palácio do Planalto. O almoço ocorreu na residência oficial do presidente do Senado Federal.

Ciro aproveitou o apoio que recebeu nas eleições de 2018, do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), pré-candidato ao governo de Minas Gerais, para cavar mais uma aliança à candidatura e retirar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do caminho no segundo maior diretório do país.

Um entrave nas negociações não oficiais do presidente do PSD, Gilberto Kassab, com o PT tem acontecido em Minas. Uma insistência de Gleisi Hoffman, presidente nacional da legenda, em bancar a candidatura do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) ao Senado é o entrave para costurar a aliança, afinal o PSD busca a reeleição do senador Alexandre Silveira (MG). Por causa disso, o partido pode mudar o caminho sobre quem apoiar.

Com uma chapa pura já fechada em Minas Gerais, na qual combina Alexandre Kalil encabeçando como governador, Agostinho Patrus (PV) como vice e Alexandre Silveira ao Senado — para as eleições deste ano —, Kassab não quer negociar as cadeiras. Portanto, Ciro sugeriu como alternativa de viabilização ao PSD o seu apoio à tríade em troca de ter Kassab com ele ainda no primeiro turno.

Kassab permanece com a decisão de lançar uma candidatura própria, mas esfriou a procura pela dificuldade em fechar um nome, principalmente após duas desistências — Pacheco e o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB).

Porém, aliados ao presidente do PSD revelam que a decisão é estratégica para ele se manter isento.
A conversa entre o presidente do Senado e Ciro Gomes também serviu para apresentar os planos do presidenciável para o Brasil, como o combate à inflação e à polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Na conversa, apresentei os encaminhamentos dados pela Presidência do Senado no sentido de buscarmos soluções, e o ex-governador Ciro Gomes demonstrou profundo conhecimento dos temas e apontou possíveis caminhos para o desenvolvimento do país”, escreveu Pacheco em sua rede social após o encontro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação