Escândalo na Educação

Senadores conseguem assinaturas suficientes para abertura de CPI do MEC

Último parlamentar a assinar lista de requerimento para instalação da CPI do MEC foi o senador Veneziano Vital (MDB/PB). Agora, com 27 assinaturas, foi alcançado o número regimental para a abertura da comissão

Maria Eduarda Cardim
postado em 08/04/2022 12:17 / atualizado em 08/04/2022 15:45
 (crédito: Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

O Senado Federal chegou nesta sexta-feira (8/4) ao número mínimo regimental necessário para o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o escândalo de corrupção do Ministério da Educação (MEC). O último parlamentar a assinar a lista de requerimento foi o senador Veneziano Vital (MDB-PB).

"Acabamos de assinar o requerimento para a instalação da CPI do MEC. Com nossa assinatura, foi alcançado o número regimental para a instalação. Sempre fui um defensor de investigações, em casos como este, para que se obtenha a verdade dos fatos. Não poderia ser diferente agora", disse o parlamentar pelo Twitter. 

A assinatura veio após o depoimento do presidente do Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, à Comissão de Educação, na quinta (7). O alcance das assinaturas necessárias era esperado, já que os senadores avaliaram o depoimento como pouco esclarecedor. 

Além disso, a ausência dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, convidados a falar na audiência pública do Senado sobre a suspeita da oferta de propina para liberação de verbas do MEC, na comissão, também incomodou os senadores. 

Diante da ausência, o presidente da Comissão de Educação, senador Marcelo Castro (MDB-PI), indicou que a instalação de uma CPI "está cada vez mais próxima de acontecer". "Um remédio amargo, porém necessário", completou.

Entenda

A Comissão de Educação do Senado realiza audiências para apurar o beneficiamento indevido na destinação dos recursos da Educação. A apuração ocorre após a imprensa ter divulgado áudios em que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro afirma priorizar municípios administrados por prefeitos vinculados aos pastores na liberação de recursos do Fundo Nacional da Educação (FNDE).

Na gravação, Ribeiro ainda cita que o favorecimento é um pedido expresso do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação