ELEIÇÕES

"Preciso demonstrar que sou viável", diz Ciro sobre a eleição

A declaração foi dada na palestra do Atlantic Council, em Washington. Ciro aparece em terceiro lugar, com 9% das intenções de voto, na mais recente pesquisa Ipespe

Correio Braziliense
postado em 12/04/2022 05:59 / atualizado em 12/04/2022 06:00
 (crédito: Túlio Santos/DA Press)
(crédito: Túlio Santos/DA Press)

Pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes admitiu que precisa demonstrar ser um nome viável até maio ou junho para conseguir apoio de outros partidos. O ex-ministro tem conversado e busca alianças com o União Brasil e o PSD.

"Eu preciso demonstrar para eles que eu sou viável", afirmou. "Se eu conseguir, como estou conseguindo, chegar ali por maio, junho, demonstradamente o cara mais viável contra o que representa Lula e Bolsonaro em polarização, ódio e desagregação do país, tenho chance de capturar alguns pedaços da organização partidária brasileira."

A declaração foi dada na palestra do Atlantic Council, em Washington. Ciro aparece em terceiro lugar, com 9% das intenções de voto, na mais recente pesquisa Ipespe — a primeira divulgada após a saída de Sergio Moro do Podemos e a filiação ao União Brasil, em que o ex-juiz enfrenta resistências e deixou de ser considerado pré-candidato à Presidência.

O pedetista está bem atrás de Lula (34%) e Bolsonaro (30%), mas à frente de outros nomes que tentam se garantir na chamada terceira via, como o tucano João Doria (6%), e a emedebista Simone Tebet (2%). "Eu tenho conversado, sim, com a direção do União Brasil", disse Ciro. MDB, PSDB, União Brasil e Cidadania pretendem anunciar um candidato único ao Planalto em maio.

Ciro frisou que PDT deu apoio a políticos do antigo DEM (que se fundiu com o PSL para formar o União Brasil), como Ronaldo Caiado (Goiás) e Mauro Mendes (Mato Grosso). "Portanto, é uma conversa que já vem de longa data", destacou. "E o PSD é de um velho amigo meu, (Gilberto) Kassab, e eu já fui adiante e apoiei o prefeito (Alexandre) Kalil, de Belo Horizonte. Tenho uma amizade antiga e uma afinidade imensa com o Eduardo Paes no Rio de Janeiro", acrescentou.

Doria

Também ontem, Doria afirmou que defende a ampliação de forças do centro democrático para ter uma candidatura única ao Planalto, "que não será partidária e, sim, coletiva". A declaração ocorreu durante almoço-debate com empresários organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

"Estou participando (dessa negociação), e esse é o caminho para romper a polarização", ressaltou, em referência à aliança formada entre dirigentes de MDB, PSDB, União Brasil e Cidadania. "Teremos um nome para romper a bolha. A terceira via é a via da esperança", completou o tucano, reforçando a necessidade de se lançar um nome competitivo que se mostre como alternativa à polarização Lula/Bolsonaro.

Em tom de campanha, Doria aproveitou o evento para destacar suas agendas prioritárias, caso seja eleito presidente da República, colocando-se como "um liberal-social".

Na área econômica, o ex-governador defendeu a aprovação de reformas, especialmente a tributária, por meio da PEC 45, para simplificar a tributação e estimular o crescimento. "Governo que entra tem que ter coragem de fazer as reformas de imediato. Ou você faz isso quando tem força e prestígio do resultado eleitoral, ou não faz", ressaltou. Ele defendeu, mais uma vez, a privatização da Petrobras, dividindo-a em três ou quatro empresas.

O tucano aproveitou para elogiar a reforma trabalhista aprovada no governo Michel Temer (MDB), que, segundo Doria, "foi uma grande conquista ao Brasil".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.