Dia da Aviação de Caça

No Rio, Bolsonaro batiza com champanhe novos caças F-39 Gripen da FAB

Bolsonaro realizou o batismo operacional estourando e derramando uma garrafa de champanhe azul no bico dos aviões. Logo após, o presidente deu um gole na bebida, mas não discursou

Ingrid Soares
postado em 22/04/2022 11:24 / atualizado em 22/04/2022 11:24
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta sexta-feira (22/4) da cerimônia militar do Dia da Aviação de Caça, no Rio de Janeiro. O evento marcou a incorporação de duas aeronaves F-39 Gripen, recém-chegadas ao Brasil, à Força Aérea Brasileira (FAB). O chefe do Executivo realizou o batismo operacional estourando e derramando uma garrafa de champanhe azul no bico dos aviões, marcando o início da integração das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Logo após, o presidente deu um gole na bebida, mas não discursou.

Os multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril. Também participaram do batismo o ministro da Defesa, Paulo Sérgio, comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar, Carlos de Almeida Baptista Junior, além de membros do alto comando da Aeronáutica. 

Houve ainda exibições de voo de formação com as aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano, além de uma demonstração operacional pelos caças da FAB, além de visitação aos F-39 Gripen.

A solenidade marcou também a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, entregue a militares do Comando da Aeronáutica que exerceram ou exerçam o cargo de comandante de Unidade Aérea e aos veteranos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, pela conduta em prol da operacionalidade da sua organização e da Força Aérea Brasileira.

Ainda durante o evento, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, entregou o prêmio de piloto mais eficiente àqueles que se destacaram nos esquadrões de Caça. A honraria é concedida aos aviadores que obtiveram destaque nos campos operacional, intelectual e desportivo. 

Em outubro de 2020, em cerimônia semelhante, Bolsonaro batizou a primeira aeronave multimissão F-39E Gripen durante a solenidade do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Brasília.

Crise

O presidente Jair Bolsonaro abriu uma nova crise com o Supremo Tribunal Federal (STF). Na noite de ontem, ele concedeu uma "graça constitucional" ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado, na véspera, a mais de oito anos de prisão e à cassação de mandato pela Corte.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação