Eleições 2022

PT resgata jingle de 1989 em nova campanha: "Lula já, pra acabar com a fome"

O novo vídeo foi divulgado um dia após a mudança de marqueteiro na campanha presidencial

Pedro Grigori
postado em 22/04/2022 19:14
 (crédito: MAURO PIMENTEL)
(crédito: MAURO PIMENTEL)

O Partido dos Trabalhadores lançou, nesta sexta-feira (22/4), um novo clipe da pré-campanha presidencial de Lula. Com um tom mais emocional, a equipe do ex-presidente apostou em uma releitura do famoso jingle “Lula lá, uma estrela brilha”, usado na campanha de 1989, quando o petista disputou contra Fernando Collor.

A letra foi modificada para “Lula já, para acabar com a fome. Lula já, chama logo o homem”. Narrado por um homem com sotaque nordestino, a peça publicitária foca nos problemas econômicos do país. “O povo brasileiro quer voltar a ser feliz, quer oportunidade para trabalhar honestamente e colocar comida na mesa”, diz.

Indiretamente, a campanha faz críticas ao atual governo. “Tudo que a gente quer, já tínhamos conquistado. Infelizmente, perdemos o que já era nosso. Hoje a gente vê o rosto do brasileiro e enxerga ódio, invés de esperança”, segue o narrador.

Mudança na campanha

Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) subir nas pesquisas de intenção de voto, e, mais recentemente, Lula ter virado alvo de ataques por posicionamentos polêmicos, o PT reprogramou alguns passos. Na quinta (21/4), o partido decidiu afastar o marqueteiro Augusto Fonseca da pré-campanha de Lula.

O publicitário e diretor da agência MPB Estratégia e Criação era um dos pivôs da crise que tomou conta da equipe de comunicação do ex-presidente, comandada pelo ex-ministro Franklin Martins. Em nota, a direção do partido informou que, “por razões administrativas e financeiras, não foi possível consolidar a contratação da produtora MPB para participar da campanha eleitoral deste ano”.

Como justificativa para o rompimento, o partido informou que “não foi possível compatibilizar a proposta orçamentária com o planejamento dos recursos partidários”.

A nota não faz menção à permanência ou não de Franklin Martins no comando da comunicação de Lula. O ministro da Secretaria de Comunicação Social no segundo governo de Lula (2007-2010) está no centro de um embate interno do PT sobre os rumos da comunicação tanto da campanha eleitoral quanto da própria legenda.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação