JUSTIÇA ELEITORAL

Fachin divulga nomes da lista tríplice para ministro substituto do TSE

Sugestões serão encaminhadas para apreciação do Supremo Tribunal Federal (STF). Escolhido ocupará vaga deixada pelo ministro Carlos Mário Velloso Filho

Luana Patriolino
postado em 27/04/2022 17:39 / atualizado em 27/04/2022 17:41
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, anunciou, nesta quinta-feira (27/4), que trabalha com os nomes de duas mulheres e dois homens para composição de futura lista tríplice para a vaga ocupar a vaga deixada pelo ministro Carlos Mário Velloso Filho na Corte.

Rogéria Fagundes Dotti, Vera Lúcia Santana Araújo, André Ramos Tavares e Fabricio Juliano Mendes Medeiros são os juristas sugeridos por Fachin para o cargo. A proposta será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que escolherá três dentre os quatro nomes para que a Presidência da República dê a palavra final.

Alegando motivos de saúde, o ministro substituto do TSE Carlos Mário Velloso Filho renunciou ao cargo que ocupava, em março deste ano. Ele foi nomeado em 2019 e, em julho de 2021, reconduzido para a função. 

Fachin também destacou a importância de indicações femininas para a composição do TSE. “A praxe e os ritos nos levaram a ter sete juízes homens no Colegiado [atualmente] e, por isso, é preciso mudar. Neste momento, anuncio a todos e a todas que esta Presidência está encaminhando ao Supremo Tribunal Federal uma relação de quatro nomes. E por que quatro? Exatamente pela paridade. Dois homens e duas mulheres”, disse.

O anúncio foi feito durante o Seminário #ParticipaMulher – Por uma Cidadania Plena, para debater a representatividade e a igualdade feminina. O TSE é composto sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da classe dos advogados.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação