Funcionalismo

Bolsonaro diz que "alguns" o aconselharam a não dar reajuste a servidores

"Poderia estar privilegiando duas categorias, em especial PF e PRF, que são simpáticas à minha pessoa", explicou o presidente em entrevista nesta sexta-feira (29/4)

Deborah Hana Cardoso
postado em 29/04/2022 12:27 / atualizado em 29/04/2022 12:27
 (crédito: Isaac Nóbrega/PR)
(crédito: Isaac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) justificou, nesta sexta-feira (29/4), o impasse relacionado ao reajuste de 5% aos servidores públicos federais, afirmando estar de “mãos atadas”. Na linha das críticas ao percentual de aumento, o chefe do Executivo explicou que “alguns” o aconselharam a não dar reajuste algum.

"Parece que desagrada a todo mundo [conceder o reajuste de 5%]. Alguns falam, então dá zero. Não pode fazer isso aí, tem muita gente que, se for nessa linha, 5% interessa a eles. Nos dois últimos meses, a inflação passou de 3%, o negócio está pegando pesado para todo mundo", disse Bolsonaro, em entrevista à rádio Metrópole, de Cuiabá (MT).

"Como vai se comportar a Polícia Federal? Vai dizer que é contra? Entrar em greve? Peço a todos que estão me ouvindo: se coloquem no meu lugar, apresentem alternativas", argumentou o presidente.

“Reservamos R$ 1,7 bilhão para reestruturar PF, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Depen (Departamento Penitenciário Nacional ). Até aí, tudo bem. O estudo vazou e outras categorias importantes para o Brasil, não quero citar, começaram a ameaçar o governo: ‘Vamos parar o Brasil se não tiver pra todo mundo’. Apareceu o primeiro grande impasse nessa questão, são categorias que podem, sim, parar o Brasil. Receita, Banco Central, seria um problema sério”, disse Bolsonaro. A escolha da categoria em detrimento das outras gerou uma onda de insatisfação no funcionalismo, incluindo os servidores do Banco Central e os fiscais da Receita Federal.

A fala vai na esteira da reserva de R$ 1,7 bilhão no Orçamento da União de 2023 para reajuste às forças policiais. “Chamei o ministro Anderson (Torres) e disse ‘como resolvemos isso?’ Tinha chance dessa medida provisória cair no STF (Supremo Tribunal Federal), porque eu poderia estar privilegiando duas categorias, em especial PF e PRF, que são simpáticas à minha pessoa”, explicou.

“Não sou dono da caneta BIC pra solucionar esse problema. Não é apenas o parlamento brasileiro. No momento, é impossível fazer ajuste nesse sentido. Estou aguardando, agora, sugestões de vocês”, destacou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação