Dia da Aviação de Caça

Comandante da Aeronáutica diz que FAB incluirá mais 4 caças Gripen em compra

Comandante ainda acenou ao presidente Bolsonaro, apontando a valorização das Forças Armadas pelo "atual comandante Supremo"

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, afirmou nesta sexta-feira (22/4), durante discurso da Ordem do Dia pelo Dia da Aviação de Caça, no Rio de Janeiro, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou a modificação no contrato de aquisição dos caças Gripen, para a inclusão de mais quatro aeronaves pela Força Aérea Brasileira, o que permitirá o início dos estudos para implantação das aeronaves em uma nova base aérea. Na ocasião, Bolsonaro realizou o batismo das aeronaves com champanhe.

“Este momento aponta para a inadiável retomada da capacidade dissuasória do Estado brasileiro. O elevado grau tecnológico incorporado nessas aeronaves colocará o Brasil novamente na vanguarda da defesa aeroespacial no cenário mundial. Neste sentido, agradeço novamente ao presidente Bolsonaro pela autorização, para que o contrato de aquisição das aeronaves Gripen seja alterado, no sentido de serem acrescidas mais quatro aeronaves, o que nos possibilitará iniciar os estudos para a implantação desses vetores em mais uma Base Aérea a ser decidido oportunamente pelo Alto Comando da Aeronáutica”, apontou.

Saiba Mais

Segundo o Comandante da Aeronáutica, também, serão iniciados estudos visando a aquisição de um segundo lote de caças Gripen para substituição de lotes antigos.

“Em paralelo, iniciamos estudos preliminares para a aquisição de um segundo lote dessas aeronaves a fim de garantir que a desativação de aeronaves mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa da pátria”, completou.

O tenente-Brigadeiro do Ar destacou ainda a importância de investimentos na Defesa. “A priorização no uso dos recursos da nação na área de Defesa requer maturidade e comprometimento, mesmo um país em desenvolvimento e que possui inúmeras carências na área do desenvolvimento humano precisa equilibrar seus investimentos sem jamais preterir o seu bem mais precioso, a nossa soberania.”

Valorização das Forças Armadas

Por fim, ele acenou ao presidente Bolsonaro, apontando a valorização das Forças Armadas pelo "atual Comandante Supremo". Baptista Júnior lamentou ainda que "o último presidente da República a comparecer na solenidade tenha sido há exatos 32 anos", alegando que, possivelmente, não tenham entendido os valores celebrados como "a luta pela liberdade e pela democracia".

"Gostaria de realizar um especial agradecimento ao senhor presidente da República, Jair Bolsonaro. Mesmo contrariando a sua ordem ao agradecer por ações que fazem parte das suas responsabilidades, arrisco cometer uma leve indisciplina para deixar registrado que sua presença aqui nessa cerimônia não somente abrilhanta as comemorações alusivas ao Dia da Aviação de Caça, como também comprova a valorização de nossas Forças Armadas pelo nosso atual Comandante Supremo. Como comandante da nossa Força Aérea, sim, da minha Força Aérea, da FAB de todos os brasileiros que assim o desejarem."

E completou: "Lamento que o último presidente da República a comparecer a esta solenidade tenha sido há exatos 32 anos. Possivelmente, aqueles que não compareceram, não tenham aquilatado adequadamente os valores que celebramos nesta data que estão relacionados à luta pela liberdade e pela democracia, razão pelas qual nossos verdadeiros heróis nacionais combateram o nazifascismo no teatro de operações europeu de onde muitos não voltaram".

Também estiveram presentes o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e os ministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França; o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim e o ministro-chefe do Gabinete Institucional (GSI), general Augusto Heleno.

Saiba Mais