Eleições 2022

Com racha no MDB, aliados de Tebet apostam na executiva nacional

Em reunião serão apresentados os resultados de uma pesquisa que possivelmente coloque Tebet como a melhor opção para aglutinar terceira via

Vinicius Doria Tainá Andrade
postado em 04/05/2022 08:39 / atualizado em 04/05/2022 10:38
 (crédito: Assessoria MDB/Divulgação)
(crédito: Assessoria MDB/Divulgação)

A executiva nacional do MDB se reunirá, nesta quarta-feira (4/5), para receber os resultados de uma pesquisa eleitoral qualitativa que encomendou para saber em relação à força do nome de Simone Tebet como pré-candidata ao Palácio do Planalto. Um dos resultados seria que, entre os nomes para encabeçar a terceira via, Tebet lidera como opção número um para aglutinar os partidos envolvidos na decisão – MDB, União Brasil, PSDB e Cidadania.

A apresentação da pesquisa à executiva seria um esforço do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), e da própria Tebet para manter a proposta de união do centro democrática - ou uma possível candidatura solo.

Essa é uma tentativa de qualificar a senadora, principalmente para um lado do MDB que declaradamente manifestou apoio a Lula, se convencer. O MDB passa por uma crise interna porque lideranças no Senado, como Renan Calheiros (AL), e na Câmara dos Deputados, caso de Isnaldo Bulhões (AL), não acreditam mais em terceira via.

Caciques no Nordeste, como Calheiros (AL) e Eunício Oliveira (CE) já manifestaram publicamente que o partido não irá repetir o "suicídio político", se referindo à candidatura do ex-ministro Henrique Meirelles, em 2018, à presidência. Além disso, definiram apoio a Lula. 

Nenhum opositor à campanha de Tebet sabe o resultado da pesquisa. Os aliados enxergam no instrumento uma possibilidade de reafirmação da viabilidade eleitoral, com base na boa imagem da senadora e nos baixos índices de rejeição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação