ELEIÇÕES

Pesquisa qualitativa encomendada pelo MDB fortalece pré-candidatura de Tebet

Satisfeitos, os emedebistas deixaram a sede do partido ainda mais fechados com a senadora, independentemente das negociações da terceira via

Vinicius Doria
postado em 05/05/2022 06:00
 (crédito: Estadão Conteúdo)
(crédito: Estadão Conteúdo)

Uma pesquisa qualitativa encomendada pelo MDB, apresentada ontem à Comissão Executiva do partido, fortaleceu a pré-candidatura à Presidência da senadora Simone Tebet (MS) e, ao mesmo tempo, criou mais dificuldades para a negociação da terceira via unificada. Em linhas gerais, a pesquisa captou a impressão de eleitores que se declararam sem candidato definido para a eleição de outubro ou que admitem ter um nome em mente, mas podem mudar de opinião ao longo da campanha. Entre as conclusões do levantamento está a constatação de que Tebet tem o perfil do candidato que esses eleitores procuram.

Tebet acompanhou a reunião da Executiva, na sede do partido, em Brasília. O resultado da pesquisa — de consumo interno e realizada em todo o país — não foi divulgado, mas o Correio apurou que, no relatório final, ficou constatada uma "desesperança" de eleitores em relação à situação do país e aos candidatos que lideram as sondagens de intenção de votos. "Existe um desejo de mudança, mas ninguém quer uma aventura", disse um dos participantes do encontro.

Para esses eleitores consultados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda é bem lembrado pelas políticas sociais de seus governos, mas as denúncias de corrupção que marcaram o período petista não foram esquecidas. Em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL), a percepção foi bem ruim: ele foi considerado "despreparado", "desorganizado" e "incompetente".

Mas o que animou a pré-candidata foi a conclusão do relatório. O item "Diagnóstico" apontou que "as percepções favoráveis revelam que Simone Tebet consegue atrair o interesse para saber mais sobre sua história, suas realizações, sua personalidade, suas posições e proposições como aspirante ao cargo de presidente da República". Outra conclusão é de que a baixa rejeição dela abre espaço para conquista de mais eleitores, diferentemente do pré-candidato do PSDB, João Doria (SP). O maior problema apurado é que a pré-candidata é praticamente desconhecida do eleitor comum.

Satisfeitos, os emedebistas deixaram a sede do partido ainda mais fechados com a senadora, independentemente das negociações da terceira via, hoje quase limitadas a um acordo com o PSDB. Também houve pouco espaço, na reunião, para quem defende uma aliança com Lula, capitaneada pelos caciques dos estados do Nordeste. Com relação a Bolsonaro, nenhuma manifestação de apoio foi registrada.

"A pesquisa demonstra claramente que o eleitor está em busca de uma alternativa aos polos (Lula x Bolsonaro) que seja uma novidade, mas com trajetória política, que é exatamente o perfil da Simone", disse um animado Baleia Rossi (SP), presidente da legenda, ao fim da reunião. "O palanque emedebista está consolidado", sentenciou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.