IMPRENSA

Fux defende trabalho da imprensa durante exposição no STF

Ministro destacou fortalecimento da democracia por meio da informação. Evento reúne anúncios publicados pelos jornais associados da Associação Nacional de Jornais (ANJ)

Luana Patriolino
postado em 05/05/2022 13:05 / atualizado em 05/05/2022 13:06
 (crédito: Fellipe Sampaio /SCO/STF)
(crédito: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, fez um discurso, na manhã desta quinta-feira (5/5), em defesa da liberdade de imprensa no fortalecimento da democracia. O ministro afirmou que um país só é livre quando os jornalistas têm independência para trabalhar, sem serem intimidados. A fala ocorreu no lançamento da mostra Liberdade & Imprensa: o papel do jornalismo na democracia brasileira, realizada em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ).

“No país onde a imprensa não é livre, um país onde a imprensa é intimidada, onde a imprensa é amordaçada, no país onde a imprensa é regulada, sendo a imprensa um dos pilares da democracia, neste país com tantas restrições à liberdade de imprensa, a democracia é uma mentira e a Constituição é mero papel", disse Fux.

O magistrado também citou a ativista ucraniana Olga Yurkova, que é engajada na luta contra a desinformação. “Ela procurou explicar a sedução das fake news e disse que a verdade é muito entediante. Mas, evidentemente, devemos ter cuidado com as fake news porque elas desinformam e impedem entre outros espectros que o cidadão possa ser bem informado”, apontou.

Sem citar nomes, Fux ainda destacou o papel da informação para o pleito de 2022. “Acima de tudo, no momento que estamos vivendo, (é preciso) proferir o seu voto consciente e bem informado no momento das eleições”, disse o ministro.

Defesa do jornalismo

A exposição fica localizada no Museu do STF e destaca uma série de peças publicitárias sobre a importância do jornalismo na preservação e no fortalecimento dos princípios democráticos. Ao todo, são 20 painéis que reproduzem anúncios publicados pelos jornais associados da ANJ nos últimos anos na defesa da atividade jornalística e dos jornalistas. A mostra segue até 4 de julho e tem entrada gratuita.

O presidente da associação, jornalista Marcelo Rech, criticou a tentativa de cercear o trabalho da imprensa profissional. “Mais do que tentativas de controle impostas de fora e questionáveis do ponto de vista da liberdade de expressão, quem melhor executa o trabalho de despoluição social é o jornalismo profissional. É a imprensa livre que verifica versões, confronta dados, restabelece a verdade e assegura a pluralidade”, disse, durante o evento.

“Governos democráticos e parlamentos atentos, mesmo alvos eventuais de críticas da própria imprensa, estão se dando conta de que é preciso fazer os poluidores pagarem pela limpeza da poluição, em nome da sanidade do ambiente social — hoje e para as futuras gerações”, afirmou Rech.


 


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação