JULGAMENTO

Nunes Marques trava julgamento de habeas corpus do blogueiro Allan dos Santos

Ministro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu mais tempo para analisar a revogação do pedido de prisão do blogueiro bolsonarista

Luana Patriolino
postado em 06/05/2022 14:53 / atualizado em 06/05/2022 14:53
 (crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF)
(crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vistas (mais tempo para análise) e suspendeu o julgamento do pedido de habeas corpus do blogueiro Allan dos Santos. A votação foi iniciada em 29 de abril, quando o relator, Edson Fachin, se declarou contrário à revogação da prisão do bolsonarista.

"Não cabe habeas corpus originário para o Tribunal Pleno de decisão de Turma, ou do Plenário, proferida em habeas corpus ou no respectivo recurso", escreveu Fachin, assim que depositou o voto no plenário virtual.

O voto do magistrado foi acompanhado pelos ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. Alexandre de Moraes se declarou impedido de votar no caso.

Pelo cronograma da Corte, os demais ministros teriam até esta sexta-feira (6/5) para votar, mas o pedido de vista interrompe as votações e não há prazo para elas serem retomadas. Nunes Marques foi o primeiro ministro do STF indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quem é Allan dos Santos

O blogueiro Allan dos Santos teve ordem de prisão decretada por Moraes, em outubro do ano passado, seguindo recomendação da Polícia Federal. O bolsonarista está nos Estados Unidos há mais de um ano, e foi incluído na difusão vermelha da Interpol.

Allan é dono do canal Terça Livre e é também um dos aliados mais próximos do presidente e da família Bolsonaro. Para a Polícia Federal, ele é o personagem central de uma investigação que envolve uma organização criminosa que tem como objetivo espalhar notícias falsas e atacar as instituições democráticas. Segundo os investigadores, ele usava o site para tal finalidade.

O bolsonarista é alvo de duas investigações. A primeira, chamada de inquérito das fake news, foi aberta em 2019 por determinação do ministro do STF Dias Toffoli para apurar "notícias fraudulentas".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação