CONGRESSO

PSol quer convidar Sachsida para a Comissão de Finanças e Controle

Possível convite do novo ministro para o colegiado tem a ver com a falta de protagonismo tanto da bancada psolista quanto dos partidos de esquerda em outras comissões

Cristiane Noberto
postado em 11/05/2022 21:12 / atualizado em 11/05/2022 22:11
 Adolfo Sachsida, novo ministro de Minas e Energia -  (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Adolfo Sachsida, novo ministro de Minas e Energia - (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

A líder do PSol na Câmara dos Deputados, Sâmia Bomfim (SP), afirmou ao Correio que o partido deverá apresentar um requerimento de convite ao novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, para prestar esclarecimentos na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC).

Escalar o novo ministro para o colegiado tem a ver com a falta de protagonismo tanto da bancada psolista, quanto dos partidos de esquerda em outras comissões, como a de Minas e Energia, que possui apenas parlamentares de centro como titulares.

Assim, a alternativa para a oitiva seria convidar o novo ministro para comparecer à Comissão de Fiscalização e Controle, onde, segundo Sâmia, ele estaria sob os “olhares de todos”.

A líder do PSol destacou que a titularidade na comissão não era alvo de interesse da bancada, haja vista que o partido conta com apenas oito parlamentares eleitos nesta legislatura. “A gente prefere ficar com comissões que tenham mais a ver com as nossas pautas, como Direitos Humanos, Educação, Constituição e Justiça. Realmente, é uma falha”, disse.

Motivo da demissão

Há suspeitas de que o ex-ministro da pasta Bento Albuquerque teria sido demitido por não querer colaborar com uma pauta de interesse do Centrão – investir cerca de R$ 100 bilhões tirados do pré-sal na construção de um mega-gasoduto. Para avançar com essa proposta, os parlamentares desse grupo estariam articulando no Congresso Nacional apresentar uma emenda em cima da hora para não haver resistências.

A proposta tramita na Casa desde 2015 e uma das fases do trâmite é a avaliação da Comissão de Minas e Energia (CME). Contudo, no rol de parlamentares titulares não há nenhum de esquerda, todos são de partidos de centro - PL, PP, União Brasil, PSD, PSDB - o que pode facilitar o avanço da matéria.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação