EM SÃO PAULO

Bolsonaro reconhece inflação, mas diz que Brasil é um dos que "menos sofrem"

O presidente também elogiou o trabalho do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) no Ministério da Infraestrutura

Ingrid Soares
postado em 12/05/2022 20:38 / atualizado em 12/05/2022 20:39
 (crédito: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil)
(crédito: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) reconheceu nesta quinta-feira (12/05) a alta da inflação no Brasil, mas repetiu que o país é um dos que menos sofrem com o problema — a informação, contudo, não é verdade. De acordo com relatório divulgado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no último dia 4 de maio, a inflação acumulada em 12 meses no Brasil é a terceira maior entre os membros do G20 — grupo das maiores economias do mundo. O Brasil fica atrás apenas da Argentina e da Turquia.

“Foi uma política errada que o mundo todo adotou e o Brasil também, contra a minha vontade, já que a decisão coube a cada governador pelo Brasil que foi a política do 'fique em casa, a economia a gente vê depois'. A consequência disso foi e está sendo uma inflação generalizada no mundo todo. E o Brasil é um país que está tendo inflação, está tendo aumento de combustíveis. Sei disso e assumo a minha responsabilidade. Mas isso se faz presente no mundo todo. O Brasil, nesse quesito, é um dos países daqueles que menos está sofrendo com a questão da inflação. Trabalhamos duro nessa questão", alegou durante discurso na 10ª Feibanana, em Pariquera-Açu (SP).

Bolsonaro também voltou a alegar que seu governo não tem corrupção. “Com orgulho eu digo: estamos completando três anos e meio sem corrupção em nosso governo. Escolhemos ministros por critérios técnicos, como por exemplo, o Tarcísio”.

Em seguida, passou a elogiar o trabalho do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente do Ministério da Infraestrutura. O pré-candidato a governador de São Paulo também participou do evento ao lado do presidente.

“O homem que à frente daquele ministério, usando o exército brasileiro para recuperar estradas pelo Brasil, fazendo contatos sérios com a iniciativa privada, fez ressurgir no Brasil o modal ferroviário. No próximo mês, juntamente com Tarcísio estarei num trecho de aproximadamente 400 km viajando de trem, inaugurando a ferrovia Norte-Sul que nasce lá no Maranhão, passa por Tocantins, permeia Goiás e encerra-se aqui no porto de Santos. Isso é transporte mais barato”, continuou.

Bolsonaro relatou ainda que o modal ferroviário em contratos já assinados se aproxima a 20 mil novos quilômetros de estradas de ferro pelo Brasil, o agradeceu e fez alusão de que Freitas sairá vitorioso na corrida ao governo paulista.

“Tarcísio, muito obrigada pelo trabalho e pela dedicação que sempre se fez presente em seu ministério. Atualmente, está licenciado, mas, se Deus quiser, brevemente voltará à vida pública e parece que esse é o seu destino para o bem de todos nós”.

Troca de farpas com Lula

Em indireta a seu opositor Lula, Bolsonaro disse que alguns querem roubar a liberdade, mas que a bandeira do país continuará “verde e amarela”.

“E chegar num momento onde alguns querem roubar nossa liberdade. Podem ter certeza: a nossa bandeira continuará verde e amarela e nós continuaremos um povo livre nesse grande, rico e abençoado Brasil”, concluiu.

Também participaram da cerimônia o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, e a deputada federal Carla Zambelli.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação