ELEIÇÕES 2022

Presidente do Cidadania rebate FHC: Doria pode não ser candidato da "unidade"

Mais cedo, FHC escreveu no Twitter que "agiu bem o candidato João Doria. Ressaltando que o resultado das prévias deve ser respeitado"

Cristiane Noberto
postado em 15/05/2022 19:23 / atualizado em 15/05/2022 19:24
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, respondeu ao tuíte do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que endossava a atitude do ex-governador de São Paulo João Doria ao se posicionar como pré-candidato à presidência pelo PSDB.

“Caro FHC, com todo respeito, em nenhum momento dos diálogos em busca da candidatura única da terceira via e desde quando ainda lá participava o Uniao Brasil, as prévias do PSDB sempre foram acatadas: João Doria era o candidato do PSDB. O da unidade poderá ser ou não. Com admiração”, escreveu o líder da legenda. O PSDB e o Cidadania firmaram uma Federação para as eleições deste ano.

Mais cedo, FHC escreveu em no Twitter que “Agiu bem o candidato João Doria. Ressaltando que o resultado das prévias deve ser respeitado”. Desde a disputa pela vaga pelo partido, o tucano histórico demonstrou apoio ao paulista.

Dentro do tucanato, no entanto, ainda que se reconheça o prestígio da velha guarda, a opinião de Fernando Henrique dá força junto à opinião pública, mas segundo um membro da Executiva Nacional ouvido pelo Correio,“dentro da dinâmica interna do partido a força dele é nula”.

 

Crise no tucanato 

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, convocou uma reunião de emergência da Comissão Executiva Ampliada para terça-feira (17/5), em Brasília. A ideia é debater com os membros do partido sobre uma carta enviada por João Doria ao qual acusa uma "tentativa de golpe" dentro do partido.

Segundo o paulista,  critérios como má colocação nas pesquisas e altos índices de rejeição são "desculpas estapafúrdias"; ele reclama também de "movimentações do presidente nacional que criam insegurança jurídica".


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação