JUDICIÁRIO

Justiça suspende processo movido pela CGU contra servidores do Inep

A decisão é da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do DF. Ao Correio, Eunice dos Santos, ex-diretora do órgão, afirmou ter sido vítima de injustiça e falsa denúncia

Luana Patriolino
postado em 16/05/2022 15:48 / atualizado em 16/05/2022 15:59
Eunice dos Santos, ex-diretora do Inep -  (crédito: Arquivo pessoal/divulgação)
Eunice dos Santos, ex-diretora do Inep - (crédito: Arquivo pessoal/divulgação)

A Justiça Federal suspendeu a tramitação do processo movido pela Controladoria-Geral da União (CGU) contra oito servidores do Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep), que estavam sendo investigados em um suposto esquema de corrupção do órgão. A decisão é da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do DF, que observou forte indício de ilegalidades na condução do processo, além de ausência de provas.

"Não se pode olvidar que a Administração Pública tem o poder-dever de apurar e, eventualmente, punir seus servidores quando praticarem ilícitos de natureza disciplinar, quanto a fatos que guardem correlação com o exercício do cargo público, podendo ensejar a punição máxima de demissão, nas hipóteses previstas na Lei nº 8.112/90”, escreveu a juíza Diana Wanderlei nos autos.

A magistrada ressaltou também que em caso de punição, é "imprescindível que ao servidor sejam franqueadas garantias constitucionalmente asseguradas, permitindo-lhe, em sua acepção mais efetiva e plena, o exercício do contraditório e da ampla defesa, sob pena de se macular, de forma insuperável, todo o processo administrativo", destacou.

Em dezembro do ano passado, a Polícia Federal, em conjunto com a CGU, deflagrou a Operação Bancarrota, na qual cumpriu mandados de busca e apreensão diante da suspeita de crimes envolvendo contratos milionários de gráficas que imprimiam provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O nome da ex-diretora do Inep Eunice de Oliveira Ferreira dos Santos foi um dos citados no caso. Em entrevista ao Correio, ela comemorou a decisão da Justiça em suspender o processo e afirmou que foi vítima de uma falsa denúncia.

“Eu era diretora do Inep até janeiro de 2019, então, meu nome aparecia em várias coisas. Mas de forma muito estranha, quando a CGU faz essa auditoria, ela focou no nome do meu marido e da minha filha, como se tivesse alguma ilegalidade na questão patrimonial dos meus filhos”, diz.

Com 37 anos de serviço público, Eunice dos Santos permaneceu à frente da diretoria do Inep de abril de 2016 a janeiro de 2019. Na época da operação da PF, surgiram suspeitas de que o filho da servidora teria comprado dois carros importados com dinheiro desviado. No entanto, nada foi comprovado. “Caiu um mundo sobre a minha cabeça”, afirma a ex-diretora.

Ela conta que a história abalou toda a família. "O mais grave foram os equívocos e grosseiros da análise fiscal e bancária da minha pessoa do grupo familiar. Erros inexplicáveis que danos irreparáveis a minha pessoa é a minha trajetória profissional", lamenta.

Sem comprovação

O relatório final da Comissão do Processo Administrativo Disciplinar não conseguiu comprovar crimes nas contratações investigadas ou as renovações realizadas pelo órgão. Foram analisados, especialmente, o período de 2016 até janeiro de 2019 — gestão de Eunice Santos.

Segundo o documento, não foram encontradas contratações com sobrepreço, direcionamento ilegal ou qualquer outro crime licitatório por parte dos servidores do Inep. Após a decisão da Justiça, a CGU foi notificada sobre a suspensão do processo e deve prestar os esclarecimentos sobre o caso.

Apesar do trauma, Eunice destaca o orgulho de sua carreira no MEC. “Estava lá no primeiro Enem, realizado em 1998. No período de 2016 até 2018 coordenei toda a logística para a aplicação do Enem, com uma média de 7,5 milhões de inscritos. Foi pela minha iniciativa que passou a ser realizado em dois domingos e também foi iniciativa minha a alteração para a concessão da isenção da taxa de inscrição”, relata.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação