São Paulo

Bolsonaro ironiza Petrobras e compara a petroleira a um time de futebol

"Enquanto nós pensamos em ser campeão brasileiro, a Petrobras quer ser campeã do mundo", disse

Ingrid Soares
postado em 16/05/2022 17:49 / atualizado em 16/05/2022 19:12
Bolsonaro em evento de supermercados nesta segunda-feira (16/5) -  (crédito:  Isac Nobrega / Secom)
Bolsonaro em evento de supermercados nesta segunda-feira (16/5) - (crédito: Isac Nobrega / Secom)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou nesta segunda-feira (16/05) os lucros da Petrobras. O chefe do Executivo comparou a estatal a um time de futebol que quer ser "campeã do mundo". 

"Todos têm que ter consciência, apertar o cinto, salvar o Brasil como fizeram todas as petrolíferas do mundo. Diminuíram seu lucro. Exceto a Petrobras Futebol Clube. Essa está preocupada em ser a campeã do mundo", apontou durante discurso em evento de supermercados em São Paulo.

"Enquanto nós pensamos em ser campeão brasileiro, a Petrobras quer ser campeã do mundo. Nada contra a empresa ter lucro. Tem que ter lucro, senão não existe mercado livre, não existe democracia. Ser contra o capitalismo, a gente sabe que isso não dá certo", emendou.

"E aí a gente é obrigado a mexer nas peças do tabuleiro. Dói mandar alguém embora ou quando alguém pede para ir embora? Dói, não é fácil, mas as coisas acontecem e nós temos que mudar. Pior que uma decisão mal tomada é uma indecisão", concluiu.

No último dia 5, a Petrobras divulgou o lucro líquido da estatal no primeiro trimestre deste ano: R$ 44,561 bilhões. O valor é 3.718% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Já no dia 11, Bento Albuquerque foi exonerado e, para o seu lugar foi nomeado o economista Adolfo Sachsida, ex-assessor especial de assuntos estratégicos do ministro da Economia Paulo Guedes, que é defensor da política de paridade de preços internacionais da Petrobras.

Neste domingo (16/5), ao ser questionado sobre possível troca no comando da Petrobras, o presidente disse que o novo ministro de Minas e Energia tem "carta branca" para decidir os rumos da estatal.

"Pergunta para o Adolfo Sachsida", respondeu o chefe do Executivo, que já demitiu dois presidentes da petroleira em seu governo.

Alvorada

Mais cedo, na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro sinalizou mudanças na estatal. "Todo mundo tem que colaborar, não é ganhar mais dinheiro na crise. É o que infelizmente alguns setores fazem, como a própria Petrobras. 'Ah tem o estatuto'. Estatuto está acima da lei, não está acima da Constituição. Então, tem o fim social da empresa", disse em conversa com apoiadores.

Ele também criticou lucro de 30% da Petrobras e, sem maiores detalhes, disse que entrará na questão. 

"Com toda certeza vamos entrar na Petrobras nessas questões também. Não é possível uma petrolífera dar 30% de lucro enquanto as outras, no máximo 15%, para atender interesse não sei de quem. Tem mais coisa pra acontecer na questão da Petrobras. Já sabem o que está acontecendo. Não vou entrar em detalhes. A gente está sempre fazendo alguma coisa para buscar alternativa", alegou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação