Congresso

PL altera Lei de Privatização da Eletrobras para incluir recomendações do TCU

Em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta foi apresentada pelo deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) e outros nove parlamentares da bancada do PSB

Tainá Andrade
postado em 17/05/2022 17:30 / atualizado em 17/05/2022 17:30
Bira do Pindaré (PSB): projeto visa corrigir defeitos identificados pelo TCU
 -  (crédito: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)
Bira do Pindaré (PSB): projeto visa corrigir defeitos identificados pelo TCU - (crédito: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

Um projeto de lei apresentado nesta terça-feira (17/5) propõe alterar a Lei de Privatização da Eletrobras para atender recomendações feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta foi apresentada pelo deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) e outros nove parlamentares da bancada do PSB.

A lei 952/22 prevê três condições para que aconteça a desestatização da Eletrobras. Elas são: efetivação de estudos para a definição do aproveitamento máximo das hidrelétricas da estatal, os quais deverão ser submetidos à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); incorporação das alterações tributárias aprovadas antes da oferta pública de ações aos valores adicionados para renovação da concessão; e incorporação de futuras receitas com a comercialização de reserva de capacidade aos valores adicionados pelos novos contratos.

A análise do PL será feita apenas por comissões específicas e o projeto não precisará ser discutido em Plenário — caráter conclusivo. As comissões serão a de Minas e Energia, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Privatização

A lei de privatização foi sancionada por Jair Bolsonaro (PL), em junho do ano passado, com o objetivo de ampliar a capacidade de investimentos da companhia. Nela, o modelo será por meio de capitalização. Ou seja, o governo deixa 100% do controle de capital e divide a responsabilidade com acionistas da iniciativa privada. Dessa forma, acreditam que se tornará a maior corporação brasileira do setor elétrico.

Embora a Câmara e o Senado tenham aprovado as mudanças na estatal, no ano passado, elas ainda estão em análise pelo TCU, que encontrou diversas irregularidades nos novos contratos de concessão. O julgamento do órgão está previsto para esta quarta-feira (18).

“O tribunal limitou-se a fazê-las (alterações) na forma de recomendação, por entender que não cabe à Corte questionar decisões políticas do governo. O Parlamento, contudo, enquanto representante da sociedade e no exercício de sua função fiscalizatória, não pode se furtar de ajustar a legislação, de modo a aperfeiçoá-la”, argumentou Pindaré.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação