Aneel

Arthur Lira cobra solução ágil sobre alta na conta de luz

Presidente da Câmara se reuniu com diretores da Aneel e deputados federais para cobrar soluções com relação a reajuste tarifário. Parlamentares presentes na reunião questionam "jogo de cartas marcadas"

Raphael Felice
postado em 18/05/2022 14:09
 (crédito: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)
(crédito: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu com o ministro de Minas e Energias (MME), Adolfo Sachsida, integrantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com deputados federais que compõem a Comissão de Minas e Energia e que são engajados no setor para tratar do aumento das tarifas de energia elétrica em todos o país.

Lira afirmou em pronunciamento, após o encontro, que espera "uma resposta em prazo bastante curto" por parte da Aneel e das empresas distribuidoras de energia elétrica.

“O ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com a distribuidora Aneel e parlamentares para que discutam uma saída equilibrada que possa, a partir desse momento, ter encaminhamento de solicitação para diminuição deste repasse que, apesar de ser contratual, pode ser minimizado em um momento de ainda grande dificuldade com a retirada da bandeira e o incremento deste aumento por ´parte das distribuidoras. Esperamos uma resposta num prazo bastante curto para que a Câmara possa discutir dentro do Congresso Nacional na pauta do Plenário ou a solução para este problema”.

Após a reunião, os deputados federais Domingos Neto (PSD-CE), Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) e André Figueiredo (PDT-CE) conversaram com a imprensa. Os deputados disseram que Lira foi incisivo ao cobrar soluções. Caso até semana que vem o ministro Sachsida e a Aneel não tragam soluções, a Câmara deve votar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar os reajustes

“[Lira] foi muito enfático e muito forte, deu um prazo inclusive ao ministro, de que, caso o ministro junto com a ANEEL não traga essa solução em curto espaço de tempo, o Congresso não ficará silente”.

Não foi dada uma data limite específica por Lira para que o MME e Aneel tragam a resposta, entretanto, os líderes acreditam que até a próxima terça-feira, na reunião de líderes, caso não tenha resposta, a Câmara deve iniciar um PDL para sustar o reajuste nas tarifas das contas de luz.

Segundo o líder do PDT na Câmara, André Figueiredo definiu os aumentos como “abusivos” e afirmou que desde a primeira reunião com a agência reguladora foi exposta a insatisfação pelo fato da Aneel priorizar a validação de contratos voltados ao mercado e não à população brasileira. Figueiredo citou também a proposta do ministro do MME sobre capitalização da Eletrobras.

“Esse aumento abusivo, que aconteceu no Ceará de 25% e em outros estados quando a inflação no período foi menos de onze é absolutamente injustificável. As soluções apresentadas pelo ministro Sachsida elas não atendem. Esperar a capitalização da Eletrobras no processo de privatização que nós da oposição questionamos, é uma solução absolutamente irreal. Então esse prazo que foi dado que eu creio se posicione é o prazo isso é lá limítrofe para que nós possamos evidentemente pautar o PDL e consequentemente darmos uma resposta que o Congresso Nacional precisa, digamos assim a omissão da ANEEL”, disse.

Em abril, dias após o presidente Jair Bolsonaro (PL) antecipar o fim da bandeira preta (de escassez hídrica), a Aneel aprovou aumento da conta de luz nos estados do Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe, que totalizam 24,85%.

Os deputados mencionaram ainda que, entre os critérios usados para o reajuste, estão fatores como a guerra na Ucrânia e a crise energética, mas não foi mencionado o índice de lucratividade das empresas prestadoras de serviços de energia elétrica.

Os deputados mencionaram ainda que o reajuste, feito dias após o fim da bandeira tarifária, foi uma estratégia das empresas pelo fato do consumidor não ter a percepção do aumento, uma vez que a taxa extra foi cobrada por conta da crise hídrica, praticamente substituída pelo reajuste, mas com lucro para as concessionárias.

“As pessoas de baixíssima renda estão sentindo o impacto deste aumento. Há uma alegação que eles (concessionárias) colocam é que o consumidor de classe média teve a redução dos 25% com a queda da bandeira. Então ele não está sentindo tanto. É algo absolutamente absurdo a gente pensar que é um jogo quase de combinação de cartas marcadas”, disse André Figueiredo.

“Parece como um oportunismo tentar aproveitar a percepção do consumidor, que pagava R$ 80. Ele passou a pagar R$ 100 com a bandeira bandeira preta no final do ano, mas com a saída da bandeira entra um reajuste para que aproveitar uma falta de percepção do consumidor”, complementou Domingos Neto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação