eleições

Correio promove sabatina com presidenciáveis no dia 31 de maio

A ideia é adiantar para o eleitor as propostas de cada um para os próximos quatro anos

Raphael Felice
postado em 24/05/2022 05:58 / atualizado em 24/05/2022 05:59
 (crédito: Reprodução/Internet)
(crédito: Reprodução/Internet)

O Correio Braziliense realiza, no próximo dia 31, uma série de sabatinas com os principais pré-candidatos à Presidência da República. A ideia é adiantar para o eleitor as propostas de cada um para os próximos quatro anos. E permitir que o cidadão possa comparar as ideias e soluções que pretendem apresentar assim que a campanha for oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em agosto.

Foram convidados todos os pré-candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto. A sabatina terá início às 10h e será transmitida ao vivo pelo site por todas as redes sociais do Correio.

Já confirmaram presença as pré-candidatas Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU), além de Ciro Gomes (PDT), Felipe D'Avila (Novo) e André Janones (Avante). Estão pendentes de confirmação o presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Luciano Bivar (União Brasil).

Sabatina Correio Braziliense
Sabatina Correio Braziliense (foto: Lucas Pacífico)

Cada participante terá uma hora para responder sobre projetos de governo e planos para o Brasil lidar com alguns dos principais problemas enfrentados pela sociedade — como inflação ascendente, juros em mais de dois dígitos, desemprego em altos patamares, educação repleta de precariedades, saúde pública de má qualidade, além da violência e a crise na segurança e o avanço da pobreza. Um cenário desafiador para um país cujo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) está praticamente estagnado nos últimos anos — chegou a registrar retração em 2021. Em 2022, a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de um crescimento de apenas 0,8%.

A previsão é de que Bolsonaro abra a sequência de debates. Em seguida, será a vez de Vera Lúcia ser sabatinada, seguida de Ciro Gomes, Felipe D'Avila, Luciano Bivar, André Janones, Lula — e Simone Tebet fecha o debate (quadro ao lado). A ordem foi definida por meio de sorteio realizado pela equipe do Correio e enviada às assessorias dos pré-candidatos.

Na avaliação de Leandro Gabiati, doutor em ciência política, as sabatinas ajudam na tarefa de esclarecer a sociedade. "O eleitor vai avaliar de acordo com valores próprios, questões subjetivas e fazer avaliação de qual candidato melhor representa a sua visão de mundo. Essas sabatinas ajudam a levar informações para que o eleitor consiga avançar na tomada de decisão", frisou.

O professor em ciência política Valdir Pucci vê as sabatinas como "uma forma de o eleitor escolher o seu candidato a partir do que ele já fez em vez daquilo que promete fazer. Porque se um candidato prometeu e fez, há grande chance de fazer novamente".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • PRI-2405-SABATINA.jpg
    PRI-2405-SABATINA.jpg Foto: Lucas Pacífico
  • Sabatina Correio Braziliense
    Sabatina Correio Braziliense Foto: Lucas Pacífico