Congresso

Titulação de terras deu dignidade a assentados, diz ministro da Agricultura

Ministro Marcos Montes rebateu nesta quarta-feira (25/5), na Comissão da Agricultura, as críticas da oposição à regularização fundiária

Deborah Hana Cardoso
postado em 25/05/2022 13:04 / atualizado em 25/05/2022 13:04
 (crédito: Billy Boss/Câmara dos Deputados)
(crédito: Billy Boss/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados ouviu, nesta quarta-feira (25/5), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes. Na sabatina, o ministro defendeu a política de titulação de terras do governo de Jair Bolsonaro (PL). “Deu ao assentado dignidade”, afirmou.

O convite foi feito para que o ministro esclarecesse as prioridades da pasta para este ano, entre elas o Plano Safra. Montes fica no cargo pelos próximos nove meses, após assumir no lugar de Tereza Cristina, que concorrerá a uma vaga no Senado pelo Mato Grosso do Sul

O governo federal vem fazendo uma política de regularização fundiária pelo interior do país, em cidades do Pará, Goiás, Minas Gerais, entre outras, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Montes aproveitou para defender a atuação do Incra. "O que o Geraldo [José da Câmara Ferreira de Melo Filho] e a equipe dele vem fazendo é algo que, independemente do nosso partido, deveria ser aplaudido”, afirmou. “Está se dando dignidade ao assentado que nunca foi dada”, destacou.

De forma velada, ele também criticou a oposição quando esta era governo. “Não sei porque não foi dada [titulação de terras], se era para ser usado para isso ou para aquilo e não me importa", disse.

Fim do MST

Durante a cerimônia de inauguração da duplicação de trecho da BR-101/SE e Conclusão dos Acessos à Ponte sobre o Rio São Francisco em 17 de maio, o presidente Jair Bolsonaro (PL) alegou que a intensa entrega de títulos de terra feita pelo governo federal levou ao “fim do MST [Movimento sem Terra]”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação