STF

Dias Toffoli extingue pedido de investigação contra Pacheco

Notícia-crime por suposta prevaricação do presidente do Senado foi levada ao Supremo por um advogado de São Paulo

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 25/05/2022 18:26 / atualizado em 25/05/2022 18:26
Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) -  (crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) - (crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), extinguiu uma notícia-crime que pedia a investigação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por suposta prevaricação.

A notícia-crime foi levada ao STF por um advogado de São Paulo. Segundo ele, ao declarar que não “aceitará pedidos de impeachment de ministros do STF”, o parlamentar estaria praticando o crime descrito no artigo 319 do Código Penal, o de prevaricação.

Ao analisar o caso, Toffoli disse que os fatos narrados e suas eventuais provas devem ser apresentados perante a autoridade a quem compete investigar e representar pela abertura de inquérito. Neste caso, a Procuradoria-Geral da República (PGR).

A decisão, dada na última sexta-feira (20), foi publicada nessa terça-feira (26).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação