INVESTIGAÇÃO

Moraes arquiva processo contra deputado que chamou mulher de "mulamba"

No ano passado, deputado José Medeiros chamou uma crítica do governo Bolsonaro de "mulamba". Magistrado atendeu pedido da PGR que não viu crime de racismo na fala

Luana Patriolino
postado em 30/05/2022 20:47 / atualizado em 30/05/2022 20:57
 (crédito: Nelson Jr./SCO/STF)
(crédito: Nelson Jr./SCO/STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou uma ação que apurava uma suposta prática do crime de racismo do deputado José Medeiros (Podemos-MT). No ano passado, o parlamentar chamou uma mulher de “mulamba” nas redes sociais.

A decisão de Moraes vai de encontro à manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que pediu o arquivamento do caso. Para o órgão, não ficou comprovado que o deputado agiu com intenção de discriminar a população negra.

A PGR ainda afirmou que a palavra "mulamba''não tem “cunho racial, de cor, étnico, religioso ou de procedência nacional ao alcance intelectual do investigado” e defendeu que o caso fosse enquadrado como injúria simples, e não racismo.

Relembre o caso

Em fevereiro de 2021, uma usuária do Twitter comentou um post do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e defendeu a instalação da CPI da Covid e o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (PL). O deputado José Medeiros, então, respondeu a mulher: "Mulamba... vai atrás de voto, na faixa não vai levar não”.

Em depoimento à PF, o parlamentar, que é aliado de Bolsonaro, afirmou que o ataque ocorreu no calor de uma discussão política no Twitter e que a palavra "mulamba" não foi usada com "teor racial".

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação