Eleições 2022

Mulheres serão decisivas, mas antipetismo ainda pesa

Bolsonaro não compareceu à sabatina que o Correio promove nesta terça-feira (31/5) com os pré-candidatos à Presidência da República. Com sua ausência, debatedores apresentaram teses sobre os desafios à reeleição do presidente

Michelle Portela
postado em 31/05/2022 11:14 / atualizado em 01/06/2022 20:40
 (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Primeiro convidado para a sabatina dos candidatos realizada pelo Correio, iniciada às 10h desta terça-feira (31/5), o presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceu ao evento para responder às questões dos jornalistas. Os debatedores apresentaram então teses sobre os desafios para a reeleição do presidente, que aparece em segundo lugar nas pesquisas eleitorais.

"A política está em movimento o tempo todo. E isso impacta as pesquisas. Eu não acredito na decisão no primeiro turno porque jamais o PT venceu uma eleição no primeiro turno. Não acredito que o antipetismo tenha se enfraquecido a ponto de levar o presidente a perder no primeiro turno", afirma a jornalista Denise Rothenburg.

Ana Maria Campos destaca que a fase “Bolsonarinho paz e amor” pode trazer resultados. “Ele está demonstrando posturas um pouco mais leves”, pontua. “Também acho que a campanha sofrerá influência do antipetismo. No entanto, o discurso sobre democracia deve influenciar o eleitor médio”, avalia.

A entrada da primeira-dama Michelle Bolsonaro na campanha deverá ser destaque nas próximas etapas da campanha de Bolsonaro. É o que acredita o jornalista Vinicius Doria. “A mulher é fundamental na renda familiar, mas também é dela a tarefa tripla, trabalhar, cuidar de si e da família. Michelle fala com elas, embora os discursos de Bolsonaro sejam agressivos também com esse público.”

Por ser evangélica, a primeira-dama também deverá cumprir papel fundamental na mobilização desse público. “Do ponto de vida da presença das mulheres, eu espero que enriqueça o debate”, diz.

Já Denise Rothenburg destaca que as eleições não deverão ser ameaçadas. "As Forças Armadas não têm interesse em golpe. Quem perder, terá de ir para casa fazer uma terapia", brinca. Doria e Ana Maria também discordam da expectativa de um possível golpe militar.  

  • Sabatina Correio Eleições 2022-Ana Maria Campos Ed Alves/DA Press
  • Sabatina Correio Eleições 2022-Denise Rothenburg Ed Alves/DA Press
  • Sabatina Correio Eleições 2022 Ed Alves/DA Press
 

Confira a ordem de participação:

  • 11h - Vera Lúcia (PSTU)
  • 12h - Ciro Gomes (PDT)
  • 14h - Felipe D'Ávila (Novo)
  • 15h - Luciano Bivar (União Brasil) — (não confirmado)
  • 16h - Sofia Manzano (PCB)
  • 17h - Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — (não confirmado)
  • 18h - Pablo Marçal (Pros)
  • 19h - Simone Tebet (MDB)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação